Meninas de Caxias fizeram dobradinha na prova dos 100 metros rasos - Cléber Mendes
Meninas de Caxias fizeram dobradinha na prova dos 100 metros rasosCléber Mendes
Por RENAN SCHUINDT

A tradição falou mais alto nas provas de atletismo durante os Jogos da Baixada, iniciado no último fim de semana. Duque de Caxias saiu como o grande campeão da modalidade e confirmou o favoritismo. Destaque para as irmãs Maria Júlia da Silva, que levou duas medalhas de ouro, vencendo as provas de 800 m (2m40s0) e 400 m (1m05s0), e Joana Jesus da Silva, que faturou três medalhas, sendo ouro nos 600 m sub-14 (2m00s7). A menina deverá assumir o legado deixado pela irmã mais velha, que encerrou sua participação devido à sua idade. Na classificação geral, Duque de Caxias levou a melhor em três categorias: sub-14 feminino, sub-14 masculino e sub-17 masculino. Já na categoria sub-17 feminino, a cidade levou a prata.

Juntas, as irmãs Joana e Maria Júlia ganharam 6 medalhas no atletismo por Duque de Caxias - Cléber Mendes

Para Maria Júlia, que foi medalhista nas três edições anteriores dos Jogos da Baixada, a participação de Joana garante não apenas o reinado de Caxias, mas também o da família. Pelo menos por mais alguns anos. "Estou indo para outra etapa da carreira, mas tenho certeza que minha irmã vai representar muito bem nossa cidade", garantiu ela, que em outubro irá participar do Campeonato Brasileiro de Atletismo sub-18. "Meu objetivo é ficar entre as três primeiras. Assim, tenho chances de receber uma ajuda do Bolsa Atleta (programa do governo federal) e alivio um pouco os custos do meu pai", completou Maria Júlia. 

Rio,18/08/2019 - XXII Jogos da Baixada, Handebol masculino sub-14. Na foto, premiação por equipes. Foto: Cléber Mendes/Agência O Dia - FOTOS: Cléber Mendes

Com a responsabilidade transferida, Joana já mostrou ao que veio. Na prova dos 600 m, a menina passou como um foguete na linha de chegada. "Deu um frio na barriga, mas treinei bastante para esse resultado", disse a corredora, que sonha em ser uma atleta de ponta. "Quero vencer outras competições e me profissionalizar. Quem sabe representar o país...", projetou Joana, de apenas 12 anos. O trabalho é fruto de uma dedicação diária. Todos os dias, ela se divide entre as aulas e os treinos. "Quem me ajuda a melhorar os resultados é o professor Valentin. Sou muito grata a tudo que os professores fazem por mim", revelou. 

O jovem Kauã garantiu a prata nos 150 metros rasos masculino sub-14 - Cléber Mendes

O professor, aliás, mais uma vez faz excelente trabalho com seus atletas e mantêm a tradição do município em ser o maior vencedor das pistas. "O que têm gerado bons resultados é o trabalho que vem sendo feito nas escolas. Nossos parceiros oferecem bolsas de estudo para esses alunos e a secretaria dá condições para o treinamento. Com o primeiro lugar na modalidade, mostramos que somos capazes de vencer em qualquer cidade, seja em casa ou fora dela", disse o técnico de atletismo de Duque de Caxias, Walter Valentim. 

Kamilly Vitória Reis levou o ouro no arremesso de peso sub-14 - Cléber Mendes

DESTAQUES SUB-14

Na prova de 250 m, Caxias levou a melhor com Davi Henrique Santos, com o tempo de 33seg1. O atleta também conquistou o ouro nos 150 m rasos, com o tempo de 18seg5. Já Carlos Daniel Arôca, levou 1min47s9 para cruzar os 600 m e garantiu o primeiro lugar na prova. Seu companheiro de equipe, Wellington Bruno Cruz, ficou com a prata. No arremesso de peso feminino, a cidade levou o ouro com Kamilly Vitória Reis. A briga foi conquistada na raça, por uma diferença de apenas 5 centímetors para a segunda colocada. Já Vitória Pereira garantiu a medalha de bronze nos 150 m.

Equipes do sub-17 também mantiveram bom desempenho nas pistas - Cléber Mendes

Você pode gostar
Comentários