Durante a Novembro Azul, a comunidade recebeu orientações sobre câncer de próstata Foto Divulgação

São Fidelis – Prevenção e alternativas por uma saúde pública com qualidade fazem parte da estratégia do governo de São Fidelis, na região norte do Estado do Rio de Janeiro. Além de manter em dia o cronograma de vacinação, desenvolve campanhas de conscientização da população, como a recente Novembro Azul e, agora, Dezembro Laranja.
Uma das ações fechando o Novembro Azul (com foco na saúde do homem) aconteceu há uma semana, por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Valão dos Milagres; a comunidade recebeu informações e orientações preventivas sobre o câncer de próstata e outras doenças que acometem o sexo masculino.
Entre outras informações repassadas pela equipe, os homens ficaram sabendo como encaminhar pedidos de exames e marcar consultas médicas. Na avaliação da Secretaria de Saúde, a campanha proporcionou mais visibilidade e informações sobre a importância dos homens se atentarem para a própria saúde.
A partir desta sexta-feira (1), o foco passa a ser Dezembro Laranja; o objetivo é conscientizar para a prevenção do câncer de pele. A secretaria explica que “a cor laranja simboliza a importância de cuidar da pele e se proteger dos raios solares”.
MÉTODO EFICAZ - A campanha alerta que a exposição excessiva ao sol sem proteção adequada é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer. Também está inserido na Dezembro Laranja o Dia Mundial de Combate à Aids (esta sexta-feira). O tema é “HIV tem prevenção e tratamento; só não vale discriminar”.
“Use camisinha; procure uma Unidade Básica de Saúde e informe-se sobre o teste rápido” é a orientação básica. Na sequência, vem “o preservativo é o método mais eficaz contra infecções sexualmente transmissíveis; faça teste regularmente”,
O teste é gratuito, seguro, rápido e sigiloso, podendo ser feito na unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) mais próxima. “Elimine o preconceito. Viver com o HIV é possível. Discriminar quem convive com a doença não diminui o número de casos; mas, informação, sim”, ressalta a campanha.