A Unidade de Saúde da Família (USF) Getúlio Vargas é a 17ª unidade revitalizada em São Gonçalo.Divulgação - Foto: Renan Otto

A Prefeitura de São Gonçalo divulgou que mais um posto de saúde novinho foi entregue, nesta segunda-feira (10), pelo prefeito, Capitão Nelson, para os moradores do bairro Boa Vista. A Unidade de Saúde da Família (USF) Getúlio Vargas é a 17ª unidade revitalizada na cidade e tem capacidade para oferecer atendimento mais humanizado para oito mil gonçalenses. As obras dos novos espaços obedecem a todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre ambientes e acessibilidade.
A intenção do Executivo é fazer a revitalização em todas as 117 unidades básicas de saúde. “Não sei se vamos conseguir fazer em todas, mas estamos acelerando para revitalizar todos os postos, dando mais dignidade para os trabalhadores e para a população. Logicamente, se não tiver um bom acolhimento para os pacientes, não adianta de nada essa nova estrutura e mobiliário. Pedimos para que os funcionários prestem um bom serviço para as pessoas. Somos servidores públicos e temos que servir bem a população”, disse Capitão Nelson.
O prefeito também pediu para que a população colabore na cobrança pelos royalties do petróleo para a cidade. “Desde que assumi o governo, eu entrei na Justiça para que fosse revista a partilha dos royalties do petróleo. O julgamento será realizado no próximo dia 19 de abril no Superior Tribunal de Justiça e a população tem que participar pelas redes sociais. Nós precisamos de verba para dar continuidade às melhorias que o povo precisa em todas as áreas. São muitas carências de várias áreas, eu quero ver as melhorias nos serviços públicos de São Gonçalo”, completou o prefeito.
O deputado estadual Douglas Ruas lembrou que a reestruturação da rede básica de saúde faz parte do Programa Novos Rumos, que é um plano estratégico com o eixo Cidade Saudável. Durante o planejamento, houve a percepção da má qualidade dos serviços oferecidos, muitas vezes por conta das unidades sucateadas. A falta de estrutura acaba sobrecarregando as unidades de urgência e emergência.
“Muitas pessoas que procuram as unidades de urgência e emergência têm quadro clínico de unidade básica. E quando a gente olha para as unidades básicas, elas estão com a estrutura ruim. Como que o paciente vai procurar o posto? Então, nós fizemos essa parte de colocar uma estrutura física, um mobiliário novo e estamos colocando os locais em condições de receber bem os nossos munícipes. Mesmo que o problema dele não seja resolvido na unidade básica, os funcionários têm que acolher, orientar e direcionar o paciente”, explicou Douglas.
Ainda este mês, outras três unidades de saúde da rede da Atenção Básica devem ser entregues e outras 16 estão em obras. “Vamos atingir a entrega de 20 postos ainda neste mês de abril com postos revitalizados. No próximo mês, outros serão entregues. A gente está aqui para servir as pessoas. Todo bom gestor serve aos seus pacientes. A equipe desta unidade é muito boa. Esperamos que vocês se empenhem para manter o bom funcionamento e atendimento aos gonçalenses”, orientou o secretário municipal de Saúde, Dr. Gleison Rocha.
A padronização das unidades da rede municipal da Atenção Básica é uma exigência do Capitão Nelson. Todos os novos postos de saúde estão padronizados e adequados conforme as normas da Anvisa: a RDC 50, que diz respeito aos ambientes; e a NBR 9050, sobre acessibilidade. As unidades contam com ambientes climatizados e com acessibilidade (rampa, piso tátil, barras e banheiros adaptados para pessoas com deficiência).
Os postos também recebem pisos novos, pintura, adequação dos espaços e revitalização da fachada. A USF Getúlio Vargas conta com duas equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF) com capacidade para atender oito mil usuários. Cada equipe da ESF é formada por médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e até seis agentes comunitários de saúde. O posto também conta com profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que é composto por nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, assistente social, psicólogo e fonoaudiólogo.
Além dos profissionais, todos os programas da Atenção Básica estarão disponíveis. O espaço também vai oferecer exames laboratoriais de sangue, urina e fezes.
Obras - A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo realiza obras de manutenção e adequação em 16 postos de saúde. Neste mês, mais três unidades devem ser entregues: Anaia, Victor Chimelly, no Paiva; e José Bruno Neto, no Boa Vista. Apesar das obras, os atendimentos das unidades de saúde continuam em endereços próximos das unidades ou nos próprios postos.
Os postos revitalizados entregues, são:
1 - Badger da Silveira, Tribobó,
2 - Barbosa Lima Sobrinho, Porto da Pedra,
3 - Haroldo Pereira Nunes, Porto Novo,
4 - Santa Luzia, bairro de mesmo nome,
5 - Robert Koch, Patronato,
6 - Mahatma Ghandi, Jardim Califórnia,
7 - José Avelino, Tribobó,
8 - Madre Tereza de Calcutá, Estrela do Norte
9 - José Jorge Cortes Freitas, Itaitindiba - USF de Santa Izabel
10 - Aníbal Porto, em Monjolos
11 - Geremias de Mattos Fontes, Jardim Bom Retiro
12 - Candoza
13 - Irmã Dulce, na Trindade
14 - Hiparco Ferreira, no Engenho do Roçado
15 - Luiza de Marillac, no Novo México
16 - Flávio Henrique de Brito, no Jóquei
17 - Getúlio Vargas, no Boa Vista
Postos em obra e locais de atendimento
1 - Adolfo Lutz - Rua Nazário Machado, 162, Amendoeira (Primeira Igreja Batista do Jardim Tiradentes)
2 - Tancredo Neves - USF Irmã Dulce, na Trindade
3 - Bento da Cruz, no Porto Novo - Rua Capitão João Manoel, 2.810, no mesmo bairro
4 - Agenor José da Silva, em Jardim Catarina - Rua Navarro da Costa, lote 1, quadra 234 (antiga Rua 56, no Jardim Catarina)
5 - Luiz Carlos Prestes, no Barro Vermelho - Clínica do Barro Vermelho
6 - Juvenil Francisco Ribeiro, no Engenho Pequeno - Rua Mantiqueira, lote 8, quadra 15, no Engenho Pequeno
7 - Louis Pasteur - Rua Artur Napoleão, em Guaxindiba
8 - Victor Chimelly, no Paiva - atendimento no local
9 - Neuza Goulart, em Palmeiras - Rua José Milton de Souza, 277, no mesmo bairro
10 - Luiz Paulo Guimarães - na mesma unidade em Lagoa Seca
11 - Anaia, no Anaia - Clínica da Família Dr. Zerbini, no Arsenal
12 - Albert Sabin, Itaoca - Rua Antônio Leôncio, s/nº, Itaoca
13 - Mutuá II - USF Mutuá I
14 - Armando Leão - Rua Lauro Muller, 10, no Morro do Castro
15 - Marechal Cândido Rondon, no Colubandê - Rua Manoel Lino Paiva, 99, Colubandê
16 - Florença Helena Pereira, no Largo da Ideia - atendimento no local
As novas construções da Atenção Básica em andamento, são:
Clínica Gonçalense do Colubandê
USF José Bruno Neto, Boa Vista.