A ministra da Gestão e da Inovação em Serviço Público, Esther Dweck, participa da Aula Magna do Instituto de Economia da UFF.Divulgação Ascom UFF - Foto: Wilson Dias
Nesse sentido, a Aula Magna que é uma ação conjunta da Faculdade de Economia e da Reitoria da Universidade Federal Fluminense vai trazer um assunto que prestigia esse movimento de renovação das instituições promovido pelas inovações. “Transformação do Estado para a cidadania e o desenvolvimento” é o tema da solenidade, definido pela atual ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, em função da importância que essa discussão traz em direção a um novo modelo de desenvolvimento para o país neste momento.
“Este é um espaço fundamental para apresentar o intenso trabalho realizado pela UFF na organização da gestão, buscando atender sua missão primária de garantir a assistência estudantil e promover a excelência acadêmica. Além disso, serve como um espaço para debatermos a transformação da própria Universidade e do Estado, visando a promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável das instituições por meio da modernização e eficiência na gestão pública. A parceria entre a UFF e o governo federal é fundamental para impulsionar a inovação e o avanço da ciência brasileira. Temos boas expectativas sobre os programas da Ministra e estamos entusiasmados para compartilhar nossas contribuições, unindo esforços em prol do progresso do Brasil e do bem-estar de nossa sociedade”, ressaltou o reitor.
O vice-diretor do Instituto de Economia da UFF, professor Marco Antonio Vargas, comemorou a presença da ministra na solenidade. “Trata-se de um evento muito importante que contará com a participação de uma ministra de Estado na UFF, numa discussão sobre o papel do Estado num novo modelo de desenvolvimento para o país”, disse Vargas.
Posse
Esther Dweck integrou a coordenação do grupo técnico de Planejamento, Orçamento e Gestão na transição de governo. Ela já ocupou cargos no Ministério do Planejamento entre 2011 e 2016, primeiro como chefe da assessoria econômica e depois como secretária de Orçamento Federal, durante a gestão de Nelson Barbosa. Por alguns meses, ainda em 2016, foi subchefe de análise e acompanhamento de políticas governamentais da Casa Civil e eleita a Mulher Economista de 2021 pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.