A ministra da Gestão e da Inovação em Serviço Público, Esther Dweck, participa da Aula Magna do Instituto de Economia da UFF.Divulgação Ascom UFF - Foto: Wilson Dias

O Instituto de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF) vai receber, na sexta-feira (19/5), às 10h30min., a ministra da Gestão e da Inovação em Serviço Público, Esther Dweck, que vai participar de uma Aula Magna, que será realizada no Teatro do Centro de Artes da UFF, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói.
De acordo com a UFF, nos últimos anos, a gestão da inovação vem se tornando uma pauta cada vez mais relevante para o setor público. "Essa é uma prática que visa promover a criação e a implementação de soluções inovadoras que possam melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pelo Estado. Em um cenário de constantes transformações tecnológicas e sociais, é fundamental que as instituições governamentais se adaptem e inovem em seus serviços para atender às necessidades da sociedade", afirmou a Universidade no texto.

Nesse sentido, a Aula Magna que é uma ação conjunta da Faculdade de Economia e da Reitoria da Universidade Federal Fluminense vai trazer um assunto que prestigia esse movimento de renovação das instituições promovido pelas inovações. “Transformação do Estado para a cidadania e o desenvolvimento” é o tema da solenidade, definido pela atual ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, em função da importância que essa discussão traz em direção a um novo modelo de desenvolvimento para o país neste momento.
A ministra, que é convidada de honra do evento, também é professora associada do Instituto de Economia da UFRJ, onde coordena o Grupo de Pesquisa em Economia do Setor Público.
O reitor da UFF, Antonio Cláudio da Nóbrega, expressou seu entusiasmo pela primeira visita da Ministra à instituição após a pandemia em um momento de renovação do país e das universidades públicas federais.

“Este é um espaço fundamental para apresentar o intenso trabalho realizado pela UFF na organização da gestão, buscando atender sua missão primária de garantir a assistência estudantil e promover a excelência acadêmica. Além disso, serve como um espaço para debatermos a transformação da própria Universidade e do Estado, visando a promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável das instituições por meio da modernização e eficiência na gestão pública. A parceria entre a UFF e o governo federal é fundamental para impulsionar a inovação e o avanço da ciência brasileira. Temos boas expectativas sobre os programas da Ministra e estamos entusiasmados para compartilhar nossas contribuições, unindo esforços em prol do progresso do Brasil e do bem-estar de nossa sociedade”, ressaltou o reitor.

O vice-diretor do Instituto de Economia da UFF, professor Marco Antonio Vargas, comemorou a presença da ministra na solenidade. “Trata-se de um evento muito importante que contará com a participação de uma ministra de Estado na UFF, numa discussão sobre o papel do Estado num novo modelo de desenvolvimento para o país”, disse Vargas.

Posse 
Esther Dweck foi anunciada como ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro de 2022. Graduada em ciências econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1998, ela concluiu o doutorado em economia da indústria e da tecnologia pela mesma universidade em 2006. Parte do curso de pós-graduação foi realizado no Laboratory of Economics and Management (LEM) da Scuola Superiore Sant’Anna di Studi Universitari e Perfezionamento, em Pisa, Itália.
Tem experiência na área de economia, com ênfase no setor público, crescimento e desenvolvimento econômico, com foco em temas como regime fiscal e participação do Estado e crescimento liderado pela demanda, entre outros.

Esther Dweck integrou a coordenação do grupo técnico de Planejamento, Orçamento e Gestão na transição de governo. Ela já ocupou cargos no Ministério do Planejamento entre 2011 e 2016, primeiro como chefe da assessoria econômica e depois como secretária de Orçamento Federal, durante a gestão de Nelson Barbosa. Por alguns meses, ainda em 2016, foi subchefe de análise e acompanhamento de políticas governamentais da Casa Civil e eleita a Mulher Economista de 2021 pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon).