A Baía de Guanabara recuperada, pelo menos no virtual, já pode ser vista.Divulgação

A estudante Marina Moura, de 9 anos, após vivenciar a experiência imersiva, com os óculos 3D, que reproduz virtualmente um passeio pela Baía de Guanabara, disse que estudou sobre o assunto durante aula de Ciências na escola. "Foi muito interessante", disse ela.
O vídeo exibe este importante ecossistema no cenário de poluição e como ficará no futuro, após a atual Companhia, a Águas do Rio, construir o cinturão coletor de esgoto, que vai impedir que continue sendo direcionado à baía sem tratamento. “Eu vi a mudança da Baía de Guanabara e ela vai ficar muito linda!”, concluiu Moura.


Essa e outras atividades fizeram parte da programação gratuita da Semana do Futuro que aconteceu até domingo (11) no Centro de Eventos de um Shopping, do bairro Boa Vista, em São Gonçalo. Por lá, o público encontrou um chuveirão instagramável para compartilhar com o mundo sobre os benefícios do saneamento básico na vida das pessoas e do planeta, além de conhecer mais sobre a atuação dos projetos sociais da prestadora de serviços.


Aproveitando o feriadão, uma família que mora em Maricá, município vizinho, também conferiu as novidades sobre o tema sustentabilidade, propostas no evento. “Temos que fazer a nossa parte todos os dias para mudar esta realidade de poluição, como acontece na Baía de Guanabara. Hoje pude entender um pouco mais sobre o que está sendo feito para sua recuperação, e a importância dela, o que minha filha também aprende na escola”, disse Juliana Nogueira.

O evento também contou com rodas de conversa e exposição de arte. "Além disso, empreendedores locais fizeram uma exposição de criações inovadoras, e venderam seus produtos, uma oportunidade de visibilidade e geração de renda, que fomenta o desenvolvimento econômico e bem-estar coletivo", afirmou a empresa no texto.