São Gonçalo: a autora lança livro infantil na APA de Maria PaulaDivulgação
Luciene, que já soma uma trajetória de livros autorais ilustrados com elementos da natureza, realiza aqui um sonho antigo: “A ideia de criar um livro infantil totalmente artesanal é um sonho que me acompanha desde os tempos em que eu fazia livros com os meus alunos”, revela a autora.
O início do processo foi um encontro com outras mulheres: uma oficina realizada com participantes do Movimento de Mulheres de São Gonçalo. Os resíduos orgânicos gerados a partir do suco de clorofila foram os primeiros a se transformar em papel. “O suco que me alimenta é o que também compõe o livro”, afirma Luciene.
“Esta Flor Esta!” é também uma brincadeira poética com as palavras. Com um palíndromo que remete à transformação de resíduos orgânicos em arte, Luciene faz refletir sobre como a vida pode ser (re)criada a partir do que descartamos: “As folhas usadas não foram arrancadas da natureza, mas recolhidas”, explica.
Toda a concepção do livro carrega o cuidado de quem enxerga poesia nas pequenas coisas, como o ipê, a monguba e o guapuruvu. A ilustração, como em todos os trabalhos da autora, é feita a partir de fragmentos naturais. O resultado é um livro que cheira, que se sente entre os dedos, que revela texturas, que abre janelas pop-up e convida o leitor a interagir com a própria natureza interior.
Mais do que uma leitura, “Esta Flor Esta!” é uma experiência multissensorial, pensado como um presente para crianças e adultos que desejam se reconectar com sua infância e com o mundo natural. “Gosto de colocar na mão do leitor a possibilidade da criação. A partir do meu processo, as crianças, as famílias, os professores criam seus próprios seres fantásticos, paisagens, personagens. É uma devolutiva do sensível, uma comunhão com o que nos cerca”, diz Luciene.
A obra também faz parte de um movimento de educação ambiental urgente e necessário. Em um município sem coleta seletiva, a autora aposta na arte como ferramenta de transformação: “Resíduos vegetais podem ter uma segunda vida. Podem virar papel, livro, poesia. Podemos repensar o consumo, o descarte, as escolhas do dia a dia. A natureza está no nosso quintal, na nossa cozinha”
O lançamento será na APA de Maria Paula, essencial à biodiversidade da cidade. O local, com trilhas, animais silvestres e placas educativas, foi escolhido a dedo pela autora. “O livro também nasce desse lugar”.
“Esta Flor Esta!” é, acima de tudo, um chamado para que voltemos a ver — e a sentir — como as crianças. A transformar lixo em poesia. A lembrar que somos parte da floresta, e que, sim, ainda resta flor em nós.
Serviço
26 de abril, 10h
APA de Maria Paula – São Gonçalo, RJ

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.