São Gonçalo: prevenção contra queimaduras, através da campanha Junho LaranjaDivulgação

São Gonçalo - Médicos dos Hospitais Estaduais Alberto Torres (HEAT), em São Gonçalo, e Roberto Chabo (HERC), em Araruama, alertam para o número de pacientes queimados que lotam as unidades de saúde com o início das festas típicas realizadas nos meses de junho, julho e agosto. No ano passado, neste período festivo, os hospitais receberam, juntos, 83 pessoas queimadas, a maioria crianças. Deste total, oito morreram. O alerta faz parte da Campanha Junho Laranja, que alerta para a prevenção de queimaduras.
Os profissionais destacam que, antes de vestir a roupa xadrez e colocar o chapéu de palha, todos devem ficar atentos ao manipular bebidas e alimentos com altas temperaturas e evitar brincadeiras perto de fogueiras tanto para prevenir queimaduras por chamas quanto das vias aéreas por inalação de fumaça. De acordo com eles, o líquido quente é a principal causa de queimaduras mais leves e os inflamáveis e choques elétricos os principais motivos de queimaduras graves.
"Os meses de junho, julho e agosto são realizadas as festas típicas e é neste período que o risco de pessoas vítimas de queimaduras aumenta e a atenção precisa ser redobrada. A tradicional fogueira, os balões, a brincadeira com os fogos de artifício e até a manipulação dos caldos, prato tradicional desta época, representam um perigo não só para as crianças, mas também para os adultos", garantem os cirurgiões plásticos dos hospitais.
Hospitais realizaram palestras em alusão a Campanha Junho Laranja, que alerta para a prevenção de queimaduras. Os eventos foram  destinado a funcionários, pacientes e acompanhantes. As unidades também iluminaram as suas fachadas com a cor da campanha. No ano passado, o HEAT recebeu 67 pacientes queimados, 25 a mais em relação ao mesmo período do ano anterior - um aumento de mais de 50%. Paralelamente, o HERC recebeu 16 pacientes de nove municípios da Região dos Lagos vítimas de queimaduras no período de festa. O número é 30% maior em relação ao ano de 2023.
CAMPANHA -- Junho Laranja é uma iniciativa que busca combater e prevenir acidentes com queimaduras. A campanha visa conscientizar a população sobre a importância de adotar medidas preventivas, como o uso de fogos de artifício com segurança e a atenção ao manusear objetos quentes. No Brasil, as queimaduras causam cerca de 150 mil internações por ano, sendo que 30% das vítimas são crianças. As queimaduras são causadas por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos e podem afetar desde a pele até os ossos, além de provocar amputação e morte.
SOCORRO -- Em caso de queimaduras leves deve-se colocar a parte queimada debaixo da água corrente fria, com jato suave, por, aproximadamente, dez minutos e procurar um hospital. Já em situações em que as queimaduras acometem grandes extensões do corpo e são causadas por substâncias químicas ou eletricidade, a vítima deverá receber cuidados médicos urgentes e imediatos.