São Gonçalo: as disputas de handebol serão realizadas no Colégio Odete São PaioDivulgação
Wrestling ganha espaço nos Jogos Escolares com talentos de São Gonçalo
Disputas da luta olímpica acontecem no próximo domingo, na Ilha do Governador
São Gonçalo - Já ouviram falar de Wrestling? A tradicional luta olímpica é considerada o esporte de combate mais antigo do mundo. E no próximo domingo (29), os atletas que disputam os Jogos Escolares entrarão em ação para as primeiras competições, com destaque para duas grandes promessas da modalidade: as atletas Alice Pereira e Maria Clara Abreu, moradoras da cidade de São Gonçalo e atuais campeãs brasileiras. O torneio acontece no Jequiá Iate Clube, na Ilha do Governador, a partir das 8h, com entrada gratuita para o público.
"É uma oportunidade única para o público conhecer de perto o wrestling e torcer por atletas que podem representar o Brasil no futuro. Ver duas jovens de São Gonçalo, como a Alice e a Maria Clara, se destacando no cenário nacional é motivo de orgulho para todos nós. São exemplos de como o esporte pode transformar vidas e abrir caminhos", ressaltou o secretário de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Rafael Picciani.
O wrestling, também chamado de luta olímpica, é disputado nos Jogos Olímpicos em três estilos diferentes: greco-romano, livre e feminino. No greco-romano, os atletas só podem usar tronco e braços para defender e atacar. No estilo livre, além de braços e tronco, é possível usar as pernas para defender e atacar o oponente. O feminino segue as regras do estilo livre masculino, com exceção da imobilização Double Nelson (feita passando os dois braços por baixo das axilas do oponente e entrelaçando as mãos atrás do pescoço dele), que é proibido na luta das mulheres.
Moradora de São Gonçalo, Alice Pereira Ramos, de 13 anos, é atual campeã brasileira e também do Jerj na categoria 50kg. Já na categoria 42kg, a atleta a ser batida é Maria Clara Abreu, de 14 anos, atual campeã do JERJ, do JEBS e do campeonato brasileiro e representante do Brasil do Gymnaside, na Sérvia, no ano passado. Ambas fazem parte da equipe Niterói Wrestling e são treinadas por Wallace Laurentino. "Estou bastante confiante nas meninas e no bom desempenho delas. As duas estão focadas nos treinamentos para fazerem boas lutas e saírem, mais uma vez, medalhistas. Ter a oportunidade de disputar o Jerj é um grande incentivo para os jovens atletas e um orgulho para nós, treinadores", disse Laurentino.
Além do wrestling, outras modalidades esportivas vão movimentar o fim de semana. No sábado (28/06), acontecem provas de natação, no Parque Aquático Júlio Delamare, e partidas de vôlei, no Parque Olímpico, ambas na cidade do Rio de Janeiro. Em São Gonçalo, as disputas de handebol serão realizadas no Colégio Odete São Paio. Já em Vassouras, o tiro com arco acontece no Ciep 297 Padre Salésio. A cidade de Rio Bonito recebe os jogos de basquete, no Colégio Rio Bonito. No domingo (29/06), continuam as partidas de handebol e basquete nos mesmos locais, e haverá também disputas de xadrez, no Parque Olímpico. Todas as competições do fim de semana têm início às 8h. Nos Jogos Escolares do Rio de Janeiro, estudantes de 11 a 17 anos competem em 20 modalidades individuais e coletivas. As etapas classificatórias abrangem as cinco regiões do estado. Este ano, o torneio bateu recorde histórico de participação, com mais de 9 mil estudantes inscritos de escolas públicas e privadas de todas as regiões do estado, quase o dobro do recorde anterior, que era de pouco mais de 5 mil atletas.
Além de troféus e medalhas, os vencedores ganham a oportunidade de representar o Rio de Janeiro no Jebs, organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), e nos Jogos da Juventude, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O projeto não tem custo para as escolas e os alunos recebem um kit participante cedido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, que também presta apoio logístico na competição.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.