São Gonçalo: evento reuniu diferentes segmentos da sociedade para debater, de forma democrática, as políticas públicas de assistência social Julio Diniz

São Gonçalo - Na tarde da última sexta-feira (4), o Conselho Municipal de Assistência Social deu início à 16ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. O encontro aconteceu no Sest Senat, em Tribobó, e teve sequência no sábado (5). O evento reuniu diferentes segmentos da sociedade para debater, de forma democrática, as políticas públicas de assistência social e propor diretrizes para melhoria da proteção social no município.
Os cinco eixos temáticos que estão sendo discutidos na conferência são: Universalização do SUAS; Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS; Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais; Gestão Democrática, Informação no SUAS e Comunicação Transparente; Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS.
A mesa de abertura foi composta pelo secretário de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo, Felippe Mattos; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Roberta Fabíola Temtemples; a presidente da comissão de Assistência Social – Poder Legislativo, Patrícia Silva; Rafael Nunes, representante do secretário da Fazenda, Randhal Coelho; secretário de Esporte e Lazer, Bruno Porto de Almeida; e o representante dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Marcelo Garcia.
O secretário de Assistência Social, Felippe Mattos, agradeceu a presença de todos os membros da secretaria, das instituições que se inscreveram e reforçou a relevância da conferência. “Ter a décima sexta conferência mostra o quanto a nossa cidade é pioneira nos debates em prol de políticas públicas. Temos uma responsabilidade muito grande em estar à frente dessa pauta. O Governo Federal modificou várias regras e portarias, então espero que todos possam conhecer essas mudanças e discutir novas construções coletivas importantes para São Gonçalo”, afirmou.
No primeiro dia de conferência, o público pôde conferir a apresentação cultural da ONG Afrotribo. Em seguida, a subsecretária municipal de Proteção Social Básica e Especial, Daiana Izabel, deu início ao debate com uma palestra sobre o tema da 16ª conferência. “Aqui é um ambiente democrático onde temos vários componentes do governo, sociedade civil e, principalmente, os usuários. A conferência é um momento que temos uma escuta ativa, vamos debater eixos, para que daqui saiam propostas efetivas para o nosso município. Estou muito feliz por conseguirmos tantas inscrições para esse evento tão importante!”, destacou a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Roberta Temtemples. “Eu quero enaltecer a importância desse tipo de evento para o município e para as políticas socioassistenciais daqui. Como usuário, sou assistido por duas entidades de São Gonçalo e a construção das pautas que são pertinentes à assistência são formuladas em congressos como esse. Vamos trabalhar juntos nessa construção!”, destacou o representante dos usuários, Marcelo Garcia.