São Gonçalo: evento reuniu diferentes segmentos da sociedade para debater, de forma democrática, as políticas públicas de assistência social Julio Diniz
São Gonçalo debate rumos da assistência social em conferência
Evento aconteceu nas últimas sexta-feira e sábado, no Sest Senat
São Gonçalo - Na tarde da última sexta-feira (4), o Conselho Municipal de Assistência Social deu início à 16ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. O encontro aconteceu no Sest Senat, em Tribobó, e teve sequência no sábado (5). O evento reuniu diferentes segmentos da sociedade para debater, de forma democrática, as políticas públicas de assistência social e propor diretrizes para melhoria da proteção social no município.
Os cinco eixos temáticos que estão sendo discutidos na conferência são: Universalização do SUAS; Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS; Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais; Gestão Democrática, Informação no SUAS e Comunicação Transparente; Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS.
A mesa de abertura foi composta pelo secretário de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo, Felippe Mattos; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Roberta Fabíola Temtemples; a presidente da comissão de Assistência Social – Poder Legislativo, Patrícia Silva; Rafael Nunes, representante do secretário da Fazenda, Randhal Coelho; secretário de Esporte e Lazer, Bruno Porto de Almeida; e o representante dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Marcelo Garcia.
O secretário de Assistência Social, Felippe Mattos, agradeceu a presença de todos os membros da secretaria, das instituições que se inscreveram e reforçou a relevância da conferência. “Ter a décima sexta conferência mostra o quanto a nossa cidade é pioneira nos debates em prol de políticas públicas. Temos uma responsabilidade muito grande em estar à frente dessa pauta. O Governo Federal modificou várias regras e portarias, então espero que todos possam conhecer essas mudanças e discutir novas construções coletivas importantes para São Gonçalo”, afirmou.
No primeiro dia de conferência, o público pôde conferir a apresentação cultural da ONG Afrotribo. Em seguida, a subsecretária municipal de Proteção Social Básica e Especial, Daiana Izabel, deu início ao debate com uma palestra sobre o tema da 16ª conferência. “Aqui é um ambiente democrático onde temos vários componentes do governo, sociedade civil e, principalmente, os usuários. A conferência é um momento que temos uma escuta ativa, vamos debater eixos, para que daqui saiam propostas efetivas para o nosso município. Estou muito feliz por conseguirmos tantas inscrições para esse evento tão importante!”, destacou a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Roberta Temtemples. “Eu quero enaltecer a importância desse tipo de evento para o município e para as políticas socioassistenciais daqui. Como usuário, sou assistido por duas entidades de São Gonçalo e a construção das pautas que são pertinentes à assistência são formuladas em congressos como esse. Vamos trabalhar juntos nessa construção!”, destacou o representante dos usuários, Marcelo Garcia.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.