São Gonçalo: objetivo do seminário é conscientizar os profissionais de saúde sobre a importância da participação ativa do homem no pré-natal da parceiraReprodução
“O objetivo do seminário é conscientizar os profissionais de saúde sobre a importância da participação ativa do homem no pré-natal da parceira. Este tema contempla o envolvimento masculino durante todo o processo de gestação, parto, puerpério e desenvolvimento infantil, fortalecendo os vínculos familiares e promovendo relações mais saudáveis entre pais, mães e filhos”, descreveu Maria Netto, coordenadora do programa municipal.
O seminário leva em consideração um dos principais pilares da Política Nacional da Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), que é a promoção e prevenção em saúde do homem. “O pré-natal pode ser a porta de entrada do homem na saúde. Eles são muito resistentes quando o assunto é se cuidar. Além da importância deles acompanharem o pré-natal, também vamos destacar a importância dos profissionais de saúde incentivarem a ida deles aos postos de saúde para consultas e exames de rotina”, concluiu a subsecretária de Saúde Coletiva, Thainá Fratane.
A PNAISH foi instituída pela portaria GM/MS nº 1.944, de agosto de 2009, e implantada em São Gonçalo em 2019. Ela tem como objetivo facilitar e ampliar o acesso com qualidade da população masculina, na faixa etária de 20 a 59 anos, às ações e aos serviços de assistência integral à saúde da rede SUS.
Programação:
8h: Credenciamento
9h: Abertura
9h30: “A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem”
10h30: “Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem”
11h: “A Importância do Autocuidado na Saúde do Homem”
11h30: “Pré-Natal do Parceiro – Casal Trans e Cis: Experiências Exitosas”

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.