São Gonçalo: a vistoria está sendo realizada nos locais, dias e horários estabelecidos pela Semmatran, após o credenciamento realizado pelas empresasRenan Otto
São Gonçalo segue calendário de vistorias em ônibus das linhas municipais
Táxis e veículos de transporte escolar também são fiscalizados
São Gonçalo - A Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo já realizou vistorias em mais de 100 ônibus que operam as linhas municipais da cidade neste ano. Nesta terça-feira (16), aconteceu a vistoria para o exercício de 2025 nos veículos da viação Rio Ouro. Durante o procedimento, são checadas informações gráficas obrigatórias, bancos, portas, plataforma elevatória para o transporte de cadeirantes, iluminação, sinalização, além de itens de segurança, como pneus, limpador de pára-brisa, espelho retrovisor, buzinas, cinto de segurança do motorista, sistema de freio, entre outros.
A vistoria está sendo realizada nos locais, dias e horários estabelecidos pela Semmatran, após o credenciamento realizado pelas empresas. "É a partir da vistoria que entendemos como estão os ônibus que operam no nosso município. Ao todo, temos 378 ônibus municipais, das diversas viações, e todos são vistoriados. A nossa fiscalização é anual e, durante o procedimento, são checados o estado de conservação dos ônibus e os dispositivos de segurança, dentre outros itens. Após a avaliação fiscal, se o veículo for aprovado, é afixado em seu pára-brisas o selo de vistoria referente ao exercício de 2025, com validade até a vistoria do exercício seguinte. Em caso de reprovação, as empresas recebem um prazo e, depois disso, uma nova vistoria será realizada, na qual são revistos todos os itens", destacou o secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fábio Lemos.
O descumprimento das disposições acarretará a aplicação das sanções previstas nas normas disciplinares da Lei Municipal nº 1.461/2023. Além de ônibus, o município realiza a vistoria anual de táxis e transportes escolares, garantindo que todos os veículos estejam em conformidade com a qualidade exigida pela Prefeitura.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.