São Gonçalo: Ministério da Saúde iniciou emissão de novos cartões já com número do Cadastro de Pessoa FísicaReprodução
Usuários do SUS precisam apresentar documento com CPF nas unidades de saúde
Ministério da Saúde iniciou emissão de novos cartões já com número do Cadastro de Pessoa Física
São Gonçalo - Gonçalenses que usam o Sistema Único de Saúde (SUS) devem levar o documento de identificação que tenha o Cadastro de Pessoa Física (CPF) para os atendimentos nas unidades de saúde da rede pública de São Gonçalo. O CPF passou a ser o identificador único para todos os usuários no Brasil. O cartão do SUS também deve continuar sendo apresentado.
“A mudança é uma exigência do Ministério da Saúde, que já passou a emitir os novos cartões do SUS com o número do CPF. Mas os gonçalenses não precisam se preocupar. Não há necessidade de mudar o cartão de imediato. Apenas apresentar também o CPF nas unidades”, explicou a subsecretária de Regulação, Amanda Correia.
O gonçalense que desejar já atualizar o cartão do SUS com o número do CPF pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência com o documento de identificação e o CPF para a confecção do novo cartão, que também está disponível no aplicativo Meu SUS Digital.
“Os gonçalenses que não têm o número do CPF, como os moradores em situação de rua, poderão continuar sendo atendidos nas unidades. No entanto, para alguns serviços de saúde – como a vacinação, por exemplo – será uma exigência. A recomendação é que os gonçalenses que ainda não têm o CPF procurem fazer a emissão do documento”, orientou o secretário de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo, Gabriel Mello.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.