Niterói: Restaurante do Povo vai funcionar no dia 2, ponto facultativo na cidade Fábio Guimarães
São Gonçalo mantém serviços essenciais no feriadão da Consciência Negra
Restaurante do Povo vai funcionar no dia 21, ponto facultativo na cidade
São Gonçalo - O feriado do Dia da Consciência Negra, comemorado na próxima quinta-feira (20), será seguido de ponto facultativo nas repartições públicas municipais na sexta-feira (21). O decreto foi publicado no Diário Oficial no dia 12 de novembro e não se aplica aos servidores lotados em cargos de essencialidade ou de interesse público. O Restaurante do Povo, em Alcântara, fica fechado no feriado, mas abre no dia 21.
Na área da saúde, todas as unidades de urgência e emergência do município vão funcionar, normalmente, durante todo o período, de quinta (20) a domingo (23). São elas: Unidades Municipais de Pronto Atendimento (Umpas) do Pacheco, Nova Cidade e Santa Luzia, os prontos-socorros Central (PSC) e Infantil (PSI), ambos no Zé Garoto; a Maternidade Municipal Dr. Mário Niajar, em Alcântara, e a emergência da saúde mental que funciona no Hospital Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto.
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Francisco dos Santos Siqueira (Rua Maria Rita, 883, Patronato) e o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (Capsad) Dr. Daniel Gomes da Silva, em Vila Três (Rua Augusto Franco, 52, Vila Três) também abrem normalmente, durante todo o período, 24h.
As Clínicas Gonçalense do Mutondo e da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, ficam fechadas nos dias 20 e 21 e abrem no sábado (22) para os atendimentos de rotina e imunizações, das 8h às 12h. O Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg) fecha no dia 20 e abre no dia 21 para os pacientes já agendados. O Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR) também funcionará normalmente no dia 21.
Os polos sanitários Washington Luiz Lopes, no Zé Garoto; e Hélio Cruz, em Alcântara, vão funcionar, exclusivamente, para a vacinação antirrábica humana. O primeiro na quinta-feira (20) e o segundo na sexta-feira (21), das 8h às 12h. Se necessária a aplicação do soro antirrábico, o paciente é encaminhado ao Pronto Socorro Central (PSC). Nos casos de acidentes graves que necessitam de atendimento de urgência ou emergência, fora do horário de atendimento do polo sanitário, o paciente também pode ir direto ao PSC para avaliação.
Todas as outras unidades de saúde da atenção básica e especializada estarão fechadas de quinta-feira (20) até domingo (23): postos de saúde, clínicas, PAMs, CER III, Espaço Rosa, Clínica de Fisioterapia do Centro, Clínica Municipal da Criança, polos sanitários e outros Caps. A Secretaria informa que todas as unidades voltam a funcionar normalmente na segunda-feira (24).
A Central de Regulação, vai reagendar via WhatsApp todas as consultas e exames que estavam marcados em unidades de saúde que não irão funcionar, na próxima sexta-feira (21), em decorrência do ponto facultativo decretado pelo governo municipal.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.