Uma ação para resgatar cavalos abandonados nas ruas de São João de Meriti foi realizada nesta terça-feira (28). As equipes passaram pelos bairros de Éden, Centro, Jardim Metrópoles e Jardim Meriti, locais com maior incidência de cavalos abandonados ou maltratados, dois foram apreendidos.
De acordo com a pasta, maltratar animais é crime conforme a lei de n°9.605/98, que em seu artigo número 32, afirma: “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Com pena de detenção, de três meses a um ano, e multa”.
“Temos que tirar os cavalos das ruas para diminuir o risco de acidentes automobilísticos, a disseminação de algumas doenças que são transmitidas dos equinos para os seres humanos e o contrário também. Precisamos diminuir os casos de maus-tratos já que esses animais estão na rua sem alimento adequado, abrigo e segurança. O apoio do prefeito Dr. João Ferreira tem sido fundamental para nosso trabalho seguir avançando em São João de Meriti”, afirmou a subsecretária Luana Reis.
A ação da Subsecretaria de Bem-Estar Animal da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade contou com o apoio da Ordem Pública, em parceria com o Curral de Apreensão de Seropédica, instituição que atende todo o estado do Rio de Janeiro.
Ao longo do ano, a pasta realiza diversos projetos e ações voltadas para saúde e bem-estar dos animais na cidade. Os serviços oferecidos são: vacinação antirrábica em casa e itinerante, cadastro para tratamento de esporotricose, averiguação de denúncias de maus-tratos, campanhas de adoção de pets e cadastro de voluntários para eventos.
A Subsecretaria de Promoção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de São João de Meriti está localizada na Rua Adélino Gonçalves, n° 100 – Coelho da Rocha. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. Zappet: (21) 99596-0865.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.