Em São João de Meriti, as Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Cultura e Turismo, de Esporte e Lazer e a Subsecretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial promovem uma série de medidas com o objetivo de proporcionar saúde, conforto, qualidade de vida e bem-estar para cidadãos com o transtorno do espectro autista.
Segundo a pasta, esse transtorno ocasiona distúrbios no neurodesenvolvimento, o que pode caracterizar deficiência na interação e na comunicação social, padrões repetitivos de comportamento e desenvolvimento intelectual irregular.
Na atenção primária é possível identificar sinais e sintomas sugestivos do transtorno do espectro autista no desenvolvimento da criança nos seus primeiros anos de vida. Por isso, é importante que haja acompanhamento do bebê desde o nascimento.
Educação
Além do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), em Vila Norma, que trabalha especificamente com alunos deficientes e ou autistas há também atendimento especializado para eles em toda a rede (formada por 69 escolas). Atualmente, quase 700 alunos com transtorno do espectro autista frequentam as salas de aula. As unidades educacionais contam com mediador, sala de recursos de atendimento educacional especializado, profissional de apoio à inclusão e professor regente.
Saúde
A pasta oferece os serviços de psicologia, psiquiatria, fonoaudiologia e neurologia no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) e nos ambulatórios dos postos de saúde Aníbal Viriato e Jardim Sumaré. Após ter acesso aos atendimentos do Capsi, a maioria dos casos são encaminhados para as oficinas terapêuticas multidisciplinares e a consultas psiquiátricas, mas cada criança tem um Projeto Terapêutico Singular – PTS.
Para ter acesso aos atendimentos realizados no local não é necessário encaminhamento, pois funciona como porta aberta. Já para o Ambulatório de Saúde Mental ou outras especialidades é necessária indicação médica.
O Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil Maninho (Capsi) fica localizado na Avenida Presidente Lincoln, nº126, no Jardim Meriti. O horário de atendimento é das 8h às 18h.
Esporte e Lazer
O Esporte Inclusão Meriti possui mais de 100 alunos matriculados. O projeto está aberto a qualquer tipo de deficiência, seja ela intelectual ou física. Atende a pessoas a partir dos 12 anos de idade até a terceira idade, sempre às terças e quintas-feiras (manhã – 9h às 12h e tarde – 14h às 17h), nas seguintes modalidades: Futsal, Basquete, Atletismo, Bocha, Tênis de mesa e Psicomotricidade.
Direitos Humanos e Igualdade Racial
Conforme a Lei Federal de nº 9.503, a pasta realiza a emissão de credencial de estacionamento preferencial para pessoas autistas. O documento é válido em todo território nacional. Mensalmente são emitidos cerca de 18 credenciamentos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.