Prefeitura de São João de MeritiDivulgação/PMSJM
Emprego: São João de Meriti é a terceira cidade do estado que mais gerou empregos no último mês
Município da Baixada acumulou saldo positivo de 1,8 mil postos de trabalho formais só em fevereiro
Dados da plataforma Retratos Regionais de empregabilidade da Firjan apontam a cidade de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, como a terceira do estado do Rio de Janeiro que mais gerou empregos em fevereiro de 2023. O município acumulou saldo positivo de 1,8 mil postos de trabalho formais.
No acumulado de janeiro e fevereiro, o saldo de empregos da Baixada é de 7.322 contratações. Magé surge na liderança (+5.921), seguido de São João de Meriti (+1.798) e Seropédica (+1.214).
A análise agrega todos os setores econômicos (indústria, comércio, serviços e agropecuária). O setor de serviços em geral foi o que mais abriu postos de trabalho, 1.446. Os serviços de escritório (+171) seguiram se destacando, seguido por alimentação (+117) e serviços para Edifícios e Atividades Paisagistas (+49).
Em análise feita pela Firjan, a cidade do Rio de Janeiro (8.005) é a que registrou maior índice de empregabilidade, seguida de Magé (1.861) e São João de Meriti (1.766), ambas na Baixada Fluminense.
Segundo divulgação recente, tal resultado é fruto dos investimentos em trabalho e projetos que visam a qualificação dos trabalhadores da cidade, como a construção de um Centro Tecnológico da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o primeiro na Baixada Fluminense.
No prédio, vão funcionar atividades profissionalizantes da secretaria, como cursos técnicos da Faetec e de ensino superior à distância da plataforma Cecierj, voltados para atender a vocação da cidade e demandas locais.
Outro exemplo é o projeto Impulsiona RJ. A proposta é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região por meio de cursos profissionalizantes gratuitos.
Para o deputado estadual Valdecy da Saúde esse é mais um momento importante para a história de Meriti. “Esse projeto irá alcançar centenas de pessoas que estão em busca de uma oportunidade de emprego, mas que infelizmente não possuem qualificação profissional. Tal resultado é fruto da união de forças que está acontecendo entre autoridades e representantes da nossa amada Meriti”.
Empreendimentos e instituições de grande porte abriram filiais na cidade: Vianense, Supermarket, Dove Roll, Magazine Luiza, Drogaria Raia, Assaí, Dom Atacadista, Tubarão, Amazon e Shopee.
“Uma cidade precisa de investimentos e recursos constantes para se destacar e é isso que estamos fazendo todos os dias. Após inaugurações, empregos estão sendo gerados, o que eleva o nome de São João de Meriti. Isso é fruto de um trabalho fiel, honesto e transparente”, disse o prefeito da cidade, Dr. João Ferreira.
Para mais detalhes sobre o desenvolvimento e geração de empregos na cidade de Meriti, a Plataforma Retratos Regionais pode ser acessada através deste link.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.