Prefeitura de São João de MeritiDivulgação/PMSJM

Dados da plataforma Retratos Regionais de empregabilidade da Firjan apontam a cidade de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, como a terceira do estado do Rio de Janeiro que mais gerou empregos em fevereiro de 2023. O município acumulou saldo positivo de 1,8 mil postos de trabalho formais.
No acumulado de janeiro e fevereiro, o saldo de empregos da Baixada é de 7.322 contratações. Magé surge na liderança (+5.921), seguido de São João de Meriti (+1.798) e Seropédica (+1.214).
A análise agrega todos os setores econômicos (indústria, comércio, serviços e agropecuária). O setor de serviços em geral foi o que mais abriu postos de trabalho, 1.446. Os serviços de escritório (+171) seguiram se destacando, seguido por alimentação (+117) e serviços para Edifícios e Atividades Paisagistas (+49).
Em análise feita pela Firjan, a cidade do Rio de Janeiro (8.005) é a que registrou maior índice de empregabilidade, seguida de Magé (1.861) e São João de Meriti (1.766), ambas na Baixada Fluminense.
Segundo divulgação recente, tal resultado é fruto dos investimentos em trabalho e projetos que visam a qualificação dos trabalhadores da cidade, como a construção de um Centro Tecnológico da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o primeiro na Baixada Fluminense.
No prédio, vão funcionar atividades profissionalizantes da secretaria, como cursos técnicos da Faetec e de ensino superior à distância da plataforma Cecierj, voltados para atender a vocação da cidade e demandas locais.
Outro exemplo é o projeto Impulsiona RJ. A proposta é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região por meio de cursos profissionalizantes gratuitos.
Para o deputado estadual Valdecy da Saúde esse é mais um momento importante para a história de Meriti. “Esse projeto irá alcançar centenas de pessoas que estão em busca de uma oportunidade de emprego, mas que infelizmente não possuem qualificação profissional. Tal resultado é fruto da união de forças que está acontecendo entre autoridades e representantes da nossa amada Meriti”.
Empreendimentos e instituições de grande porte abriram filiais na cidade: Vianense, Supermarket, Dove Roll, Magazine Luiza, Drogaria Raia, Assaí, Dom Atacadista, Tubarão, Amazon e Shopee.
“Uma cidade precisa de investimentos e recursos constantes para se destacar e é isso que estamos fazendo todos os dias. Após inaugurações, empregos estão sendo gerados, o que eleva o nome de São João de Meriti. Isso é fruto de um trabalho fiel, honesto e transparente”, disse o prefeito da cidade, Dr. João Ferreira.
Para mais detalhes sobre o desenvolvimento e geração de empregos na cidade de Meriti, a Plataforma Retratos Regionais pode ser acessada através deste link.