Câmara de São João de Meriti aprova, em 1° turno, redução do número de vereadores Divulgação
Em decisão unânime, Câmara Municipal de Meriti aprova redução do número de vereadores
Quantidade de parlamentares será reduzida de 21 para 15 já na próxima legislatura
O projeto de Emenda à Lei Orgânica que altera o número de vereadores na Câmara Municipal de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, foi aprovado durante votação nesta quarta-feira (24).
De acordo com a proposta apresentada pela Mesa Diretora, a quantidade de parlamentares a partir da próxima legislatura será reduzida dos atuais 21 para 15.
A decisão foi unânime. Para os atuais vereadores, a mudança é positiva: “A Mesa Diretora destacou que o país vive uma crise econômica e social. Por isso, se faz necessário à adequação da Câmara Municipal a esta realidade”.
Segundo a Constituição, o número de vereadores nas cidades brasileiras, pode chegar ao máximo de 55 representantes. No caso de São João de Meriti, o número máximo de parlamentares pode chegar a 25.
Nas eleições do próximo ano o município vai eleger seis vereadores a menos, com a Câmara passando a ser formada, em janeiro de 2025, por 15 parlamentares.
O que pensa a oposição?
Alguns futuros candidatos ao legislativo municipal reprovaram a decisão dos atuais parlamentares. Isso porque, segundo os mesmos, a redução não altera em nada o corte de gastos.
Segundo a vereadora e candidata a vice-prefeita em 2020, Juliana Drummond, o que regulamenta o valor que vai para a câmara é a lei orçamentaria do município.
“Se não diminuir essa porcentagem, não terá impacto nenhum em diminuir o número de vereadores. Essa mudança vai ter impacto na representatividade e a democracia do município. Vai aumentar o coeficiente eleitoral e fazer com quem tem mais dinheiro e os mais poderosos sejam eleitos. Isso tira a possibilidade de renovação na política e eleição de pessoas que não têm apoio do governo ou empresários”.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.