Estavam presentes a conselheira Maria Aparecida, a convidada Ana Flávia Henrique e os gestores municipais Anderson de Souza Silva e Thayana Braz LourençoDivulgação
Moradores de Meriti representarão os usuários do SUS na 17ª Conferência Nacional de Saúde
Evento é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas
Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, membros do Fórum de Saúde Meriti marcaram presença na 9ª Conferência Estadual de Saúde. Os profissionais representaram os usuários do SUS da cidade.
O evento, que acontece a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante o evento foram indicados a conselheira municipal Renata Murray e o conselheiro estadual Alecir de Jesus (Região Metropolitana I) para participarem da Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em Brasília.
A 17ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 2 a 5 de julho de 2023 pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde.
“Seguimos firmes na luta por uma saúde pública de qualidade no município, no estado e no país. É muito importante levarmos reivindicações até Brasília. A saúde pública precisa atender de forma eficaz a todos os seus usuários”, defende o conselheiro estadual de Saúde, Alecir de Jesus, que é morador de Meriti e representará toda Baixada Fluminense no Distrito Federal.
Ao final do processo, as deliberações aprovadas devem ser contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027.
“Fizemos toda uma discussão sobre o atendimento do SUS em São João de Meriti, levamos para o estado do RJ e agora iremos para o debate nacional defender a saúde pública em todo país. Temos que garantir uma saúde pública, gratuita e universal. A luta não é fácil, mas é necessária”, afirma a conselheira municipal de Saúde, Renata Murray.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.