III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é realizada em Meriti Beto Oliveira
Políticas públicas para pessoas com deficiência são debatidas na 3ª Conferência Municipal
Sugestões foram registradas em documento que será encaminhado ao Governo do Estado até chegar ao Governo Federal
São João de Meriti – A III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi realizada em São João de Meriti. Representantes do governo e da sociedade civil mapearam os principais desafios e decidiram as prioridades para a elaboração de políticas públicas relativas aos direitos das pessoas com deficiência. O tema em debate foi: “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Construindo um Brasil mais Inclusivo”.
Os mais de 100 inscritos discutiram as seguintes temáticas: estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência; garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; cidadania e acessibilidade e os desafios para a comunicação universal.
“Esse evento vem reafirmar o compromisso do Executivo e do Legislativo. É um momento muito especial, de uma importância fundamental para aquelas pessoas que esperam realmente os seus direitos serem reconhecidos e vistos com uma melhor eficiência pelo nosso governo”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial, Almerinda de Carvalho.
As sugestões do município foram registradas em um documento com cinco propostas municipais, cinco estaduais e cinco nacionais que serão encaminhadas ao Governo do Estado até chegar ao Governo Federal.
O deputado estadual Valdecy da Saúde, membro da Comissão da Pessoa com Deficiência na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, discursou para o público presente: “Estamos vivendo um momento ímpar no nosso país. O presidente, o governador e o prefeito Dr. João têm sido sensíveis ao tema e carregam a bandeira da pessoa com deficiência. A gente só consegue transformar a vida de todas as pessoas se nos despirmos da vaidade e entendermos que somente a união de forças é capaz de transformar a vida das pessoas”.
A Prefeitura de São João de Meriti, por sua vez, tem realizado diversos trabalhos para essa parte da população como o Projeto Esporte Inclusão Meriti, Calçada para Todos, o Laboratório de Ciências e de Informática para surdos, o Curso de Libras, salas de recursos, intérpretes de libras e a construção de um completo e moderno Centro Especializado em Reabilitação.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.