Prefeitura de Meriti elimina filas históricas com modernização de sistema de marcação de consultas Matheus Santos/ PMSJM
Prefeitura lança Sistema Meritiense de Regulação para evitar filas de marcação de consultas
Sistema da Saúde tem como objetivo descentralizar o processo de agendamentos de consultas e exames
São João de Meriti - A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou o SMREG (Sistema Meritiense de Regulação). O novo sistema tem como objetivo descentralizar e modernizar o processo de agendamento de consultas e exames, trazendo mais dignidade aos moradores.
O município enfrentava sérios problemas. Os pacientes que buscavam atendimento nos postos de saúde recebiam um encaminhamento e eram direcionados ao Cemarc (Centro de Marcação de Consultas e Exames), onde era verificada a disponibilidade para o procedimento desejado. Cerca de 300 pessoas por dia se deslocavam até o Cemarc em busca de atendimento.
Quando a atual gestão assumiu, encontrou uma fila de 25 mil pessoas aguardando atendimento apenas nas solicitações feitas por mensagens. No SISREG municipal, não havia fila registrada, pois o sistema só aceitava pacientes quando havia oferta de consultas e procedimentos. Já no sistema estadual, a fila ultrapassava 4 mil pessoas para consultas, e quase 3 mil esperavam por exames.
“Um dos grandes desafios que encontramos foi acabar com a desorganização na marcação de consultas no Cemarc. Agora, com o SMREG, os moradores podem marcar consultas e exames diretamente no posto de saúde mais próximo de casa”, afirmou o prefeito Léo Vieira.
Com o novo sistema, a espera por exames que antes podia levar até três meses agora tem prazo máximo de 72 horas para marcação. “Nosso sistema hoje é um sucesso. Eliminamos aquele atendimento precário que era realizado no Cemarc. Agora, o paciente é atendido no posto próximo de casa e, após a consulta, o próprio médico insere o pedido no sistema, que já faz o encaminhamento”, explicou o secretário municipal de Saúde, Dr. Carlos Neto.
A descentralização das marcações reduziu significativamente a procura direta pelo Cemarc. Agora, cada paciente tem seu agendamento feito no próprio posto de saúde, e uma central de regulação, localizada no PAM Meriti, recebe as informações dos postos.
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