O Secretário de Ambiente, Mudanças do Clima e Bem-Estar Aninal, Antônio Marcos Barreto ao lado do Prefeito Léo Viera plantando uma muda de ipê rosa durante o Meriti Para TodosGilberto Rocha/ PMSJM
Projeto de Arborização Urbana vai plantar 10 mil árvores em Meriti
Região integra o ranking das cidades com menos cobertura verde da Região Metropolitana do Rio de Janeiro
São João de Meriti - A Prefeitura de São João de Meriti, através da Secretaria de Meio Ambiente, Mudanças do Clima e Bem-Estar Animal, vai lançar o "Projeto de Arborização Urbana". A iniciativa pretende plantar 10 mil árvores em um dos municípios com menos cobertura verde da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
De acordo com Mapa da Desigualdade 2023, produzido pela Casa Fluminense, São João de Meriti tem menos de um metro quadrado de área verde por habitante. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as cidades devem ter, no mínimo, 36 metros quadrados de área verde por habitante.
"A ideia é plantarmos 10 mil árvores em área urbana. Uma floresta urbana em São João de Meriti. Essa é a meta. Isso até 2028. No dia 6 de junho, vamos apresentar esse projeto que vai ser muito importante para essa cidade, que é uma das piores do Rio de Janeiro em relação à presença de áreas verdes", detalhou o secretário de Meio Ambiente, Mudanças do Clima e Bem-Estar Animal, Antonio Marcos Barreto.
O prefeito Léo Vieira reforçou o compromisso com a pauta ambiental. “São João de Meriti entrou no programa Cidades Verdes Resilientes, somos um dos três municípios do Rio de Janeiro que assinaram o pacto pelo clima. Além disso, a cidade foi uma das 50 do Brasil escolhidas para receber recursos de um fundo Europeu para ações voltadas às mudanças climáticas. Mas não estamos contando só com esse recurso. Vamos buscar apoio da iniciativa privada, faremos também com recursos próprios, do Estado do Rio de Janeiro e do Governo Federal", declarou.
O Projeto de Arborização Urbana será lançado pela organização municipal na próxima sexta-feira, 6 de junho.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.