Meriti mobiliza comunidade LGBTQIAPN+ rumo à Conferência EstadualElias Nicácio/ PMSJM

São João de Meriti – A Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos de São João de Meriti realizou uma reunião no Centro Cultural Meritiense com representantes da comunidade LGBTQIAPN+, entidades locais e integrantes do poder público. O principal objetivo foi definir os 14 delegados, que representarão o município na 4ª Conferência Estadual.
José Carlos Gomes, assessor executivo da Secretaria de Cidadania, enfatizou a participação ativa da sociedade civil: “Estamos nos organizando para garantir que as demandas reflitam as reais necessidades da população LGBTQIA+. Governo e sociedade, lado a lado, fortalecendo ações seguras e fundamentais. Estamos nos preparando para a Conferência Estadual e contamos com o apoio e a participação de toda a população”.
Meriti mobiliza comunidade LGBTQIAPN+ rumo à Conferência Estadual   - Elias Nicácio/ PMSJM
Meriti mobiliza comunidade LGBTQIAPN+ rumo à Conferência Estadual Elias Nicácio/ PMSJM
Segundo a organização municipal, os grupos caminham lado a lado para articular demandas municipais e fortalecer políticas na Baixada.
“Estamos articulando políticas públicas para este nicho. Nosso CEAM atende lésbicas, trans e todo casal homoafetivo”, destacou Ruth Tebaldi, subsecretária da Mulher, ressaltando o alcance do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), que hoje estende apoio à comunidade LGBTQIAPN+.
Para Wilson Duarte Mathias, representante da Defensoria Pública da União na Baixada Fluminense, a mobilização reforça o caráter democrático da luta por direitos: “Vejo como a visibilidade e identificação de possíveis demandas dentro do grupo minoritário. A democracia é o único sistema configurado para conquistar direitos e ampliar direitos. Sem a democracia, não há comunidade LGBTQIAPN+, tampouco a construção de políticas públicas.”
Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), que hoje estende apoio à comunidade LGBTQIAPN+, participou dos debates - Elias Nicácio/ PMSJM
Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), que hoje estende apoio à comunidade LGBTQIAPN+, participou dos debatesElias Nicácio/ PMSJM
A próxima etapa será a Conferência Regional, marcada para 12 de julho, em Duque de Caxias.