A entrega dos certificados foi realizada pelo secretário municipal de Ambiente, Mudanças do Clima e Bem-Estar Animal, Antonio Marcos Barreto, e por membros da secretariaGilberto Rocha/ PMSJM

São João de Meriti - Quinze guardas civis participaram de uma capacitação para exercer a função de fiscais ambientais. A formação abordou temas como legislação ambiental, fiscalização e procedimentos administrativos.

A partir de agora, os guardas terão poder de polícia ambiental, podendo realizar vistorias, notificações, aplicar autos de constatação, embargos, interdições e apreensões de bens, conforme previsto na Lei nº 2.451/25. As ações serão voltadas para coibir irregularidades e garantir o cumprimento das normas ambientais no município.
Guardas municipais de Meriti participaram de capacitação para atuar como fiscais ambientais - Gilberto Rocha/ PMSJM
Guardas municipais de Meriti participaram de capacitação para atuar como fiscais ambientaisGilberto Rocha/ PMSJM


O curso foi ministrado pelo subsecretário executivo do Ambiente e Mudanças do Clima, Rafael Esteves, e pelo superintendente de Controle Ambiental, Marcelo Gentille.

O secretário municipal de Ambiente, Mudanças do Clima e Bem-Estar Animal, Antonio Marcos Barreto, comemorou a criação do grupo.
“Com essa capacitação, damos mais um passo histórico na defesa do meio ambiente em Meriti. A atuação dos guardas como fiscais ambientais garante mais agilidade na identificação e no combate às irregularidades que afetam nosso patrimônio ecológico”, disse o secretário.

A organização municipal reforçou que os agentes atuarão em toda a cidade, em parceria com as equipes técnicas da pasta, com a finalidade de proteger o patrimônio ecológico e ambiental de São João de Meriti.