foto: ReproduçãoSabrina Sá (RC24h)
O secretário de Cultura, Thiago Marques, acredita que o evento será uma oportunidade para celebrar a dança e promover uma compreensão mais precisa sobre a cultura cigana. “As tradições do povo cigano fazem parte da nossa diversidade cultural e compreender sua história, valores e crenças é muito importante. Assim como outros segmentos culturais presentes no nosso município, as práticas tradicionais dos ciganos precisam ser preservadas e celebradas”, disse.
“Já faz quatro anos que bailamos pelas ruas de São Pedro, promovendo nossas ‘ruedas gitanas’. A nossa expectativa é de que todos saiam de lá renovados, felizes e com um pouco mais de conhecimento sobre a cultura e a dança cigana. Nossa proposta maior é levar alegria e falar também sobre os benefícios ao corpo e à mente que a dança cigana proporciona”, destacou Marise Santiago, uma das fundadoras do grupo organizador.
Fundado no Rio de Janeiro, o grupo “Ciganeando Por Aí” surgiu com a proposta de levar a dança cigana de raiz a lugares diversos, dentro e fora do estado. Além de São Pedro da Aldeia, o grupo já se apresentou em cidades como São Paulo-SP, Belo Horizonte-MG e Brasília-DF, sendo destaque em festivais, feiras culturais, exposições, praias e praças públicas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.