foto: ReproduçãoLudmila Lopes (RC24h)

A Guarda Ambiental de São Pedro da Aldeia, em ação conjunta com a Unidade de Polícia Ambiental (Upam) e a Guarda Civil Municipal (GCM), apreendeu 50 kg de camarão provenientes de pesca ilegal na Lagoa de Araruama, bem como três redes de pesca em diversos pontos da cidade. A operação aconteceu entre a última sexta-feira (5) e esta segunda-feira (8).
Iniciada na última sexta-feira (5) no bairro Ponta do Ambrósio, a operação passou pelos bairros Baixo Grande, Mossoró e Porto do Aldeia, nos ranchos de pesca do Camerum, e terminou na Ponta da Areia, no Boqueirão, onde foram confiscados 40 kg de camarão.
No sábado (6), a ação continuou no Centro e mais 5 kg foram apreendidos. Por fim, nesta segunda-feira (8), a Guarda Ambiental apreendeu cerca de 5 kg no Porto da Aldeia. Todo o material foi encaminhado à 125ª DP (São Pedro da Aldeia).
Thaian Carvalho, comandante da Guarda Ambiental, destacou a importância das fiscalizações: “Os agentes vêm realizando operações conjuntas com a 8ª Upam e a GCM para combater a pesca e comercialização e, assim, fazer valer esse período primordial para crescimento e proliferação da espécie”.
O período do Defeso, estabelecido por lei, proíbe a pesca na Lagoa de Araruama para garantir a reprodução das espécies nativas sem interferência humana. Quem for flagrado pescando ou comercializando durante esse período pode ser preso. Ao término dos três meses de Defeso, os pescadores podem contar com um pescado farto e de qualidade.
MUDANÇA NO PERÍODO DE DEFESO DO CAMARÃO
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento alterou o período de Defeso do camarão, que agora ocorre de 1º de abril a 30 de junho. A mudança visa proteger a época de recrutamento do animal e possibilitar a pesca artesanal na Lagoa de Araruama quando os camarões estiverem maiores. Anteriormente, o período de defesa coincidia com o dos peixes, de 1º de agosto a 31 de outubro.