Foram entregues nesta segunda-feira as novas instalações do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica aldeense e apresentação da Trilha do FradeDivulgação
Novas instalações do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica são entregues em São Pedro
O local agora conta com um espaço adequado para oferecer suporte à Educação Ambiental e ao Ecoturismo
São Pedro da Aldeia deu início à Semana do Meio Ambiente nesta segunda-feira (5), com a entrega das novas instalações do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica aldeense e apresentação da Trilha do Frade. O local agora conta com um espaço adequado para oferecer suporte à Educação Ambiental e ao Ecoturismo. O local agora apresenta também dois banheiros e duas duchas.
O vice-prefeito Julio Queiroz comentou sobre a conscientização ambiental. “Quero agradecer a todos que estão presentes aqui. O ponto mais importante no dia de hoje é fazer as crianças terem consciência sobre a preservação do meio ambiente. Para mim, ver a união entre a Associação de Moradores da Colina, o poder público e a própria comunidade é fundamental para o desenvolvimento do bairro e, consequentemente, do município”, disse.
O secretário de meio ambiente, Mario Flavio Moreira, celebrou a entrega das instalações realizada no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. “Esse é um dia para comemorarmos. É um momento emblemático, pois estamos reativando o circuito de trilhas e colocamos nova estrutura de apoio para os visitantes. O parque é importante para o município aldeense, por ser remanescente da Mata Atlântica. Agradeço a gestão do prefeito Fábio do Pastel por ter essa consciência de preservar a natureza do nosso município”, afirmou.
A sede do Parque Municipal é a casa do Pau-Brasil, que existe desde 2005. Ela foi criada por voluntários, entre eles, o ambientalista Geremias Lima. Responsável por replantar mudas de pau-brasil e outras espécies nativas no morro do Frade, o voluntário tem longa história com o espaço e se demonstrou grato à ampliação de estrutura do Parque Municipal. “A palavra de hoje é gratidão, este momento foi muito esperado. Agradeço ao prefeito Fábio do Pastel, ao secretário Mario Flavio e toda a sua equipe, por todo o empenho e demonstração de apoio. A nossa flora é muito rica, principalmente em árvores medicinais. Então é importante preservar essa área tão especial”, declarou.
Além de ambientalista, Geremias também faz esculturas utilizando, em sua maioria, o pau-brasil. Planta nativa da Mata Atlântica, a espécie foi ostensivamente utilizada como moeda de escambo pelo antigo Império Português, durante os anos de 1500 a 1530, ao chamar a atenção por sua intensa cor vermelha, considerada ideal para tingir tecidos.
Na oportunidade, a população aldeense também pôde conferir as novas instalações. Beatriz Nascimento é dona de casa, moradora da Colina, e ficou entusiasmada com as novas instalações. “É um sonho que se torna realidade, moro próximo ao parque há anos. Geremias sempre falava sobre o espaço, ele cuidava sem ter apoio. Mas, hoje, o prefeito dá atenção a essa área. Estou muito feliz pelo dia de hoje”, disse.
Após apresentar as novas instalações, o secretário de meio ambiente conduziu os participantes à Trilha do Frade. Com 1.250 metros de extensão e 193 metros de altitude, o percurso tem duração de 1h30min e tem dificuldade moderada. Além disso, o trajeto é composto por diversas espécies nativas da Mata Atlântica, como o araçá. Devido a sua extensão, os visitantes têm uma visão paradisíaca do município aldeense e de outras localidades.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.