Os ingressos podem ser retirados na bilheteria a partir das 18h do dia do evento. Sabrina Sá (RC24h)
O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, falou sobre o evento. “Para nós é um imenso prazer receber, pela primeira vez no palco do Teatro Municipal, a bailarina Juliana Valadão. A proposta é proporcionar ao público aldeense o acesso à trabalho de uma das bailarinas renomadas do Brasil e que começou a sua carreira aqui na Região dos Lagos. Será uma noite muito especial de celebração da dança, onde teremos também a participação especial do Ballet Municipal”, disse.
O programa inclui a apresentação de três obras-primas do ballet de repertório: “Dom Quixote”, “O Lago do Cisnes” e “Raymonda”, espetáculos que marcaram a trajetória de Juliana Valadão. “São ballets importantes na minha carreira. Fui nomeada a primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro dançando ‘O Lago dos Cisnes’. O primeiro papel principal que fiz foi o Grand pas de deux de ‘Raymonda’ e o ‘Don Quixote’ foi o mais desafiador para mim. Esta será uma oportunidade de levar um pouco da minha arte para as pessoas da minha região, que não tiveram a oportunidade de me ver dançar. Espero transmitir o amor que sinto pelo meu trabalho e a gratidão por ter chegado aonde cheguei”, destacou a artista.
Convidado especial da noite, o Ballet Municipal de São Pedro da Aldeia vai apresentar a adaptação de três clássicos do ballet mundial: “La Fille Mal Gardée”, “Dom Quixote” e “Dança dos Mirlitons”, além da coreografia “Faces”, que combina elementos do ballet clássico tradicional com técnicas da dança livre e contemporânea.
Sobre a artista
Natural de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, Juliana Valadão começou a trilhar sua trajetória na dança aos 16 anos. Depois de mais de 10 anos no corpo de baile do Theatro Municipal, ela foi promovida a Primeira Solista por Ana Botafogo e Cecília Kerche. Hoje, Juliana conta com o acompanhamento da célebre professora de ballet e coreógrafa Aurea Hämmerli.
Em 2022, foi consagrada madrinha do Ballet Municipal de São Pedro da Aldeia, homenagem concedida pelo coordenador do equipamento, Ramirez Menezes. “Esse incentivo do município para o ballet é muito especial e faz toda a diferença, porque abre portas para quem dança e para a população, que tem a oportunidade de entrar em contato com a arte da dança. O Ramirez é muito especial na minha vida, sempre me apoiou e me incentivou a seguir atrás do meu sonho. Fico emocionada de ver que hoje, depois de tantos anos, ele continua fazendo um trabalho de excelência, lutando para que a dança não fique esquecida e dando apoio e incentivo a outros jovens bailarinos”, disse.
O Teatro Municipal Dr. Átila Costa está localizado na Rua Francisco Santos Silva, nº 555, no bairro Nova São Pedro.
1. Dom Quixote
Coreografia: Ramirez Menezes
Ballet Municipal
2. Solo de “Don Quixote”
Coreografia: Marius Petipa
Música: Ludwig Minkus
Bailarina Juliana Valadão – 1ª bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ).
3. Faces
Coreografia: Ramirez Menezes
Ballet Municipal
4. Pas de deux Cisne Branco – O Lagos dos Cisnes
Coreografia: Marius Petipa e Lev Ivanov
Música: Piotr Ilitch Tchaikovski
Bailarina Juliana Valadão – 1ª bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ).
Bailarino convidado: Alyson Trindade
5. La Fille Mal Gardée
Coreografia original: Jean Dauberval
Ballet Municipal
6. Duo: Dança dos Mirlitons do Ballet O Quebra-Nozes
Adaptação: Ramirez Menezes
7. Grand pas de deux do Ballet Raymonda
Coreografia: Marius Petipa
Música: Alexander Glazunov
Bailarina Juliana Valadão – 1ª bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ).
Bailarino convidado: Alyson Trindade
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.