Casa de Cultura Divulgação
O edital prevê uma seleção de 40 projetos culturais, que podem ser contemplados com recursos da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB (Lei nº 14.399/2022) . O valor total disponibilizado é de R$ 210.240,62, distribuído entre diversas categorias artísticas. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo formulário eletrônico disponível no site da SEMUC. (Clique AQUI para acessar o formulário).
Poderão ser contempladas propostas culturais de diversos segmentos, incluindo Artes Visuais, Artesanato, Carnaval, Dança, Teatro, Circo, Música, Literatura, Audiovisual, Cultura Afro, LGBTQIA+, Produção Cultural e Artes Integradas, entre outros que contribuem para o movimento cultural da cidade.
Cada agente cultural poderá concorrer com, no máximo, duas propostas de projeto em categorias distintas e poderá ser contemplado com, no máximo, um projeto. Uma comissão de seleção avaliará os projetos.
Oficinas gratuitas – Sem intenção de criar e apoiar os agentes culturais aldeenses a participarem do Edital, a SEMUC promoveu na última semana dois workshops culturais gratuitos e uma sessão pública para o esclarecimento de dúvidas sobre certos assuntos. A programação aconteceu na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, no Centro da cidade. Os encontros foram conduzidos pela coordenadora de Políticas Culturais, Marlene Gouveia, e pelo assessor administrativo, Augusto César Azevedo. Os dois eventos movimentaram o espaço abordando os temas elaboração de portfólio e elaboração de projeto cultural. Os detalhes em consultar os arquivos apresentados aos fazedores de cultura nas oficinas podem ser acessados em http://www.cultura.pmspa.rj.gov.br na área “Acesso Rápido” ou clicando AQUI .
Sobre a PNAB – A Lei nº 14.399/2022 institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), baseada na parceria da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios com a sociedade civil no setor da cultura, bem como no respeito à diversidade, à democratização e à universalização do acesso à cultura no Brasil. A PNAB também tem o objetivo de estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura, garantindo repasses contínuos da União aos Estados, Distrito Federal e Municípios.



Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.