Roda Cultural da AldeiaReprodução
Realizado toda segunda sexta-feira do mês, o evento é fruto da união de seis coletivos que pesquisam, praticam e compartilham expressões da cultura popular afro-brasileira. Nesta edição, o público poderá participar de uma roda de Jongo com o coletivo Vadeia Aldeia, acompanhar a energia da Capoeira Mandala, se envolver com o ritmo contagiante do maracatu na oficina aberta e no mini cortejo conduzido pela Coletiva Ventarolas, além de vivenciar danças afro-brasileiras que conectam corpo, território e tradição.
A abertura da noite contará com uma edição especial do projeto Rolé Histórico, em parceria com a Coletiva Gecay, que propõe um passeio educativo com reflexões sobre o patrimônio material e imaterial da cidade, valorizando a história dos povos originários e das culturas que resistem no tempo.
A Roda Cultural da Aldeia propõe uma ocupação mensal da praça como um gesto político e afetivo de retorno às raízes, com respeito e reverência aos mestres e mestras da cultura popular. “Estamos brincando, estudando e nutrindo nossas tradições em um território ancestral, reconhecendo quem veio antes e o que foi construído com luta e sabedoria”, destacam os organizadores.
O evento é aberto a todos os públicos e busca fortalecer a relação da comunidade com o patrimônio cultural de São Pedro da Aldeia, valorizando práticas vivas e plurais.
Serviço:
Data: 13 de junho de 2025 (sexta-feira)
Horário: 18h30
Entrada: Gratuita
Coletivos organizadores:
- Vadeia Aldeia – Cultura Preta (@vadeia_aldeia)
- Danças Populares Afro-brasileiras (@dancas.afrobrasileirasdaaldeia)
- Ventarolas – Mulheres no Maracatu de Baque Virado (@ventarolasspa)
- Gecay – Estudos e memórias do território (@coletivagecay)
- Rolé Histórico SPA (@rolehistoricospa)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.