Prefeitura de Saquarema realiza ação para marcar o Dia Mundial da Higienização das MãosDivulgação/Prefeitura de Saquarema

A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ação, nesta sexta-feira (5), para marcar o Dia Mundial da Higienização das Mãos. As equipes de Promoção da Saúde estiveram nos 17 postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município trabalhando a campanha "Salve Vidas: Higienize Suas Mãos", promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Com intuito de reforçar o simples gesto de lavar e higienizar as mãos, as equipes orientaram os profissionais sobre a importância e a maneira correta de limpeza que, quando feita de forma devida, evita a transmissão de vírus, de doenças parasitárias e bacterianas, tanto para o profissional quanto para os pacientes.

As equipes conversaram com os profissionais das unidades de saúde e colocaram os cartazes da campanha com orientações sobre a importância dos 5 momentos da higienização das mãos: Antes de tocar o paciente; antes da realização de procedimento limpo/asséptico; após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções; após tocar o paciente; após tocar superfícies próximas ao paciente.

"Pode parecer estranho, mas temos que reforçar que a correta limpeza das mãos é necessária a cada momento. Não só para os profissionais de saúde, mas para toda a população. As infecções relacionadas à assistência à saúde representam cerca de 5% a 10% das internações hospitalares nos países desenvolvidos. Já nos países em desenvolvimento, pode acometer mais de 25%. A higiene das mãos é uma das ações mais eficazes que se pode executar para reduzir a propagação de patógenos e prevenir infecções", afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Dr. João Alberto Oliveira.

Hábito deve ser de todos

Além dos profissionais da saúde, todas as pessoas devem ter por hábito a higiene das mãos. Por isso, fique de olho nesses momentos fundamentais no dia a dia e não descuide do hábito de higienizar as mãos nas seguintes circunstâncias: Antes de se alimentar; antes de ir ao banheiro; depois de ir ao banheiro; antes de iniciar o preparo de alimentos; nos cuidados de crianças, idosos, enfermos; depois de brincar, tocar ou cuidar de animais ou do jardim/plantas; quando chegar em casa da rua; e sempre quando as mãos estiverem sujas.

O ato de lavar as mãos com a devida frequência é fundamental para a saúde da população como um todo, mas lavar de modo correto faz toda a diferença. É importante alertar que lavar apenas com água não é suficiente. É necessário o uso do sabão e o processo deve durar de 30 a 40 segundos envolvendo, inclusive, além das palmas e dedos, a limpeza das costas das mãos, entre os dedos e embaixo das unhas. Segundo a OMS, quando as mãos não são bem limpas, com menos de 10 segundos de lavagem, por exemplo, os germes ainda permanecem ativos e é como se a higienização não houvesse ocorrido. Para as crianças, e por que não para os adultos, uma boa dica é o tempo de lavagem das mãos durar o de um “Parabéns pra Você” cantado duas vezes.

Promovendo a saúde

A Promoção da Saúde consiste em políticas, planos e programas de saúde pública com ações voltadas em evitar que as pessoas se exponham a fatores condicionantes e determinantes de doenças, a exemplo dos programas de educação em saúde que se propõem a ensinar a população a cuidar de sua saúde. Além disso, incentiva condutas adequadas à melhoria da qualidade de vida. Em Saquarema, as equipes atuam realizando palestras, panfletagens e ações educativas em escolas, comércios e unidades de saúde, sobre temas como cuidados com a saúde, gravidez na adolescência, arboviroses (Dengue, Zika, Febre Amarela e Chikungunya), segurança na internet, abuso e exploração sexual, infecções sexualmente transmissíveis, entre outros temas.