Maçarico-pintado (Actitis macularius)Thales de Barros Pinheiro
A exposição
O evento, fruto de anos de estudos em campo, birdwatching (observação de pássaros), coletas e pesquisas de importantes parceiros, busca divulgar, democratizar e conscientizar o público visitante sobre a importância da manutenção do ecossistema e a grande biodiversidade que pode ser encontrada em diferentes paisagens de Saquarema.
Iniciativa inédita, a mostra apresentará 43 imagens de acervos de pesquisadores, ambientalistas e fotógrafos que desenvolvem suas atividades no município e buscam enaltecer a fauna e a flora nativas, as áreas protegidas de Saquarema e seus admiradores.
Localizada na mesorregião das baixadas litorâneas, Saquarema possui características singulares, abrigando diferentes ecossistemas do bioma Mata Atlântica e uma biodiversidade importantíssima, que despertou a atenção de grandes naturalistas como Charles Darwin e Auguste de Saint-Hilaire. Com riquezas que se estendem do litoral às suas serras, Saquarema tem seu crescimento urbano inevitavelmente impactando o equilíbrio ecológico local e a cada ano que passa a busca por tal equilíbrio se torna mais premente.
A exposição estará aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h, e a Casa de Cultura Walmir Ayala fica na Rua Coronel Madureira, 88, no Centro, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal. As visitas em grupo podem ser agendadas através do e-mail: meioambiente@saquarema.rj.gov.br.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.