Onça-parda é resgatada em Jocané pela Guarda Ambiental de SaquaremaDivulgação/Prefeitura de Saquarema

Uma onça-parda foi resgatada na tarde da terça-feira (18), na garagem de uma residência no bairro de Jaconé. Agentes da Guarda Ambiental de Saquarema foram acionados e imediatamente isolaram a área para preservar os curiosos que se concentraram no local. Apoiados por técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), os agentes realizaram o resgate da fêmea, uma jovem adulta, com idade entre 3 e 6 anos e pesando 48 quilos, que necessitou de sedação para poder ser retirada com segurança do local.


A operação, da qual também participaram profissionais do Bio Parque de Saquarema e do Centro de Recuperação de Animais da Universidade Estácio de Sá, durou várias horas e, após exames que constataram o bom estado de saúde do espécime, que foi submetido inclusive a exame de sangue, a onça foi devolvida ao seu habitat natural, já na madrugada desta quarta-feira.

A onça-parda

De pelagem macia, coloração acastanhada por todo o corpo, excetuando a região do ventre que é mais clara, as onças-pardas nascem com pintas pretas e olhos azuis. O tamanho e o peso variam conforme a região. É um animal de corpo delicado e alongado, dotado de muita agilidade, podendo saltar do chão a uma árvore com altura de 5,5m em um só pulo. Altamente adaptável, é um dos carnívoros mais amplamente distribuídos nas Américas, de desertos quentes aos altiplanos andinos, e encontrado tanto em florestas tropicais como em temperadas. Solitária e territorialista, a onça-parda tem maior atividade ao entardecer e à noite. Os casais encontram-se apenas no período reprodutivo e ela se alimenta de animais silvestres de portes variados, exercendo também fundamental papel na manutenção da integridade dos ecossistemas onde habitam.

A Guarda Ambiental de Saquarema alerta à população sobre a importância de não manipular animais silvestres, pois o contato sem a constatação do seu estado sanitário pode ser prejudicial à saúde. Em caso de avistamento de espécimes em situação de risco, deve ser feito contato pelo telefone (22) 99279-0540 ou pelo e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br.