Prefeitura de Saquarema realiza 1º Seminário da Guarda Ambiental de Saquarema com o tema "A Importância da Fauna Silvestre Municipal"Divulgação/Prefeitura de Saquarema

A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, organizou o 1° Seminário da Guarda Ambiental de Saquarema, abordando o tema “A Importância da Fauna Silvestre Municipal”. Realizado na última semana, de 08 a 11 de agosto, no Espaço de Eventos Vila Palace, em parceria com o Instituto Vital Brazil (IVB), o evento contou com a participação de especialistas em questões ambientais, órgãos de pesquisa e alunos da rede municipal de educação. Palestras e estandes de instituições renomadas, como o próprio IVB, Instituto BW, Projeto Cavalo Marinho e Projeto Aruanã, enriqueceram a iniciativa.


A colaboração com o IVB para este evento, que incluiu palestras e estandes demonstrativos com animais peçonhentos, faz parte do protocolo de cooperação estabelecido entre a prefeitura e o instituto, em 28 de abril deste ano. O protocolo abrange diversas áreas de atuação, com foco específico na educação ambiental e no fortalecimento técnico dos profissionais envolvidos no manejo de animais silvestres, especialmente aqueles de natureza peçonhenta.

Educação ambiental

O seminário também teve a honra de contar com a participação do Prof. Dr. Alcides Pissinatti, renomado nome na Medicina Veterinária no Brasil. Pissinatti é diretor e cofundador do Centro de Primatas do Rio de Janeiro e vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências Veterinárias. Ele também foi pioneiro na reprodução em cativeiro de primatas brasileiros ameaçados de extinção.

“O seminário foi incrível. Tivemos grandes expositores e nomes importantes do cenário ambiental participando e aflorando ainda mais nosso seminário. Recebemos centenas de alunos das escolas do município, alunos do curso de medicina veterinária e profissionais da área. Foram momentos de muito aprendizado”, disse Jefferson Pereira, coordenador da Guarda Ambiental de Saquarema.

O objetivo central do evento foi promover a educação ambiental entre as crianças, incentivar o networking (rede de trabalhos e contatos) disseminando conhecimentos valiosos sobre a preservação da fauna silvestre municipal.