Saquarema tem número alto de animais silvestres resgatados pela Guarda Ambiental na última semana Divulgação

Saquarema - A Guarda Ambiental de Saquarema resgatou na última semana um total de 73 animais silvestres, sendo eles, cinco serpentes, três pinguins, uma capivara, dois tamanduás, dois ouriços, dois urubus e 58 gambás, o campeão de ocorrências.


O final do inverno e o começo da primavera coincidem com a época de reprodução dos gambás. Estação chuvosa e com mais frutos, é nessa época que as fêmeas se aproximam da cidade em busca de alimentos para os filhotes. Além disso, devido à gestação, elas ficam mais lentas e vulneráveis. Temendo não conseguir fugir dos predadores, acabam se dirigindo ao perímetro urbano procurando abrigo. Em função dos cuidados com seus filhotes, estes animais se tornam mais vulneráveis. Em poucos dias, puderam ser contabilizados dezenas de atendimentos a gambás feridos.

Esses mamíferos são essenciais para manter o equilíbrio do ecossistema, já que, ao se alimentarem de frutos, auxiliam na dispersão de sementes, o que contribui para o surgimento de novas árvores. Além disso, dentro do seu papel ecológico, se alimentam de espécies venenosas e peçonhentas como serpentes, escorpiões e aranhas, e têm a capacidade de comer milhares de carrapatos por semana.

A Guarda Ambiental de Saquarema alerta à população sobre a importância de não manipular animais silvestres, pois o contato sem a constatação do seu estado sanitário pode ser prejudicial à saúde. Em caso de avistar espécimes em situação de risco, a orientação é entrar em contato através do telefone 22-99279-0540 e do e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br e solicitar o resgate.