Casa do Diabético em Saquarema completou um ano de existência na última segunda-feira (23)Divulgação/Prefeitura de Saquarema

Saquarema - A Prefeitura de Saquarema comemorou, na última segunda-feira (23), o primeiro aniversário da Casa do Diabético, inaugurada em 23 de outubro de 2022. Após um ano de existência, a unidade possui 1.195 pacientes cadastrados. Mensalmente, realiza 400 curativos em pacientes que necessitam do procedimento. Centenas de ações educativas e de esclarecimento são ofertadas aos pacientes e familiares sobre o uso correto da insulina, alimentação saudável, qualidade de vida, entre outros temas.


“Em um ano, nossa Casa do Diabético realizou mais de 5,2 mil atendimentos. Esse é um número muito expressivo e mostra que estamos no caminho certo. Com a entrega desta clínica, Saquarema passou a oferecer um espaço que promove saúde e qualidade de vida para os moradores, principalmente aqueles que possuem a diabetes”, informou a Prefeita Manoela Peres.

O funcionamento

A Casa do Diabético funciona em conjunto com as demais unidades de saúde do município. Com isso, os pacientes com suspeita ou diagnósticos e classificação de risco da doença são encaminhados, pelas Unidades Básicas de Saúde - UBS, unidades de Estratégia de Saúde da Família - ESF e Policlínica, já com o estabelecimento do diagnóstico e a classificação de risco. Entre os médicos especialistas, a unidade conta com endocrinologista, cardiologista, angiologista e ortopedista. Enfermeiros, nutricionista e assistente social complementam a equipe.

A clínica é uma unidade de referência aos casos de maior complexidade, que subsidia ações voltadas à promoção, prevenção e detecção precoce das complicações causadas pela diabetes. O espaço facilita ainda mais o acesso do usuário e as articulações entre os serviços já disponíveis na rede de cuidados do município.

Para mais informações, o morador pode entrar em contato com a Casa do Diabético, na Avenida Saquarema, nº 5.070, em frente ao Banco do Brasil, em Bacaxá.