Guarda Ambiental de Saquarema resgata preguiça-de-coleira de extinção em VilaturDivulgação/Prefeitura de Saquarema
Guarda Ambiental de Saquarema resgata espécie de preguiça ameaçada de extinção em Vilatur
Preguiça-de-coleira era uma fêmea, adulta, pesando 3,850kg, que estava em uma área urbana quando foi resgatada
Saquarema - A Guarda Ambiental de Saquarema realizou, nesta terça-feira (1º), o resgate de uma preguiça-de-coleira no bairro Vilatur. O animal, uma fêmea, adulta, pesando 3,850kg, que estava em uma área urbana, foi retirado do local para sua segurança e encaminhado para avaliação veterinária.
fotogaleria
De acordo com informações da equipe de resgate, a preguiça passou por exames clínicos no Instituto BW, ONG parceira voltada para a preservação e reabilitação de animais selvagens na Região dos Lagos, e recebeu um microchip de identificação antes de ser devolvida à natureza. O procedimento visa monitorar a espécie e garantir sua proteção em futuras ocorrências.
Após os cuidados necessários, o animal foi solto em uma área de preservação ambiental, onde poderá continuar sua vida em um habitat seguro. A preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus) é uma espécie ameaçada de extinção e sua presença na região reforça a importância da conservação ambiental.
A Guarda Ambiental de Saquarema alerta à população sobre a importância de não manipular animais silvestres, pois o contato sem a constatação do seu bom estado sanitário pode ser prejudicial à saúde. A Guarda solicita a quem se deparar com animais silvestres precisando de resgate, seja por estarem fora de seu habitat ou por se encontrarem machucados, que entre em contato pelo telefone (22) 99279-0540 ou pelo e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.