Saquarema - A Prefeitura de Saquarema, por meio da Sala do Empreendedor, dá início nesta segunda-feira (26), a Semana do MEI 2025. Os eventos, que acontecerão até sexta-feira (30), em diversos pontos da cidade, fazem parte de uma iniciativa dedicada a orientar, capacitar e apoiar os microempreendedores individuais da cidade com atividades totalmente gratuitas.
Com uma programação diversificada, a Semana do MEI vai oferecer palestras, oficinas e atendimentos especializados, reunindo instituições parceiras em prol da valorização do empreendedor local. Haverá, também, mutirões de legalização, nos quais duas das salas do empreendedor do município funcionarão em regime especial para atender aos moradores que queiram regularizar suas empresas, pequenos negócios ou entrar no mundo do empreendedorismo. As inscrições devem ser feitas através do aplicativo Colab.
“Esta é uma excelente oportunidade para os empreendedores da cidade. Eles também são responsáveis por gerar empregos, movimentar a economia, fazer a cidade andar. Atualmente, a cidade possui 7.104 MEI’s registrados, representando 51% do total das empresas. Muitos desses empreendedores começaram na informalidade e hoje estão funcionando legalmente, até participando de licitações para órgãos públicos, após o apoio da Sala do Empreendedor”, informou a Prefeita Lucimar Vidal.
A programação da Semana do MEI 2025
Segunda-feira (26): Plantão da Formalização dos MEI’s nas duas Salas do Empreendedor (Saquarema, das 09h às 17h; e Bacaxá, das 08h às 16h) Terça-feira (27): Oficina “Fotografando para Mídias Digitais”, na Casa do Educador (Avenida Saquarema, 911, Porto Novo, das 13h às 17h); Quarta-feira (28): Palestra “Direitos e Deveres do MEI”, na Escola Padre Manuel (das 14h às 16h); Quinta-feira (29): Palestra “Finanças Pessoais” na Escola Municipal Ismênia de Barros (em Jaconé, das 14h às 16h); Sexta-feira (30): Plantão da Formalização dos MEI’s nas duas Salas do Empreendedor (Saquarema, das 9h às 17h; e Bacaxá, das 8h às 16h)
A Sala do Empreendedor
Inaugurada no ano de 2018, a Sala do Empreendedor de Saquarema tem como objetivo acolher àqueles que já estão formalizados ou pretendem iniciar seu próprio negócio. O espaço foi criado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Saquarema, o Sebrae-RJ e a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro.
Na Sala do Empreendedor, o cidadão poderá contar com os seguintes serviços: Formalização do MEI; alterações dos dados cadastrais do CCMEI; impressão da DAS Mensal e Declaração Anual; adesão ao parcelamento do SIMEI e baixa do CNPJ; abertura, alteração e baixa de empresa e profissionais autônomos; emissão de alvarás (abertura, alteração, baixa e provisório); emissão de licença sanitária; abertura de protocolos, processos de viabilidade e publicidade; cadastro das empresas e de profissionais autônomos; orientação das notificações e multas da Fiscalização de Posturas; informações sobre oportunidades de novas áreas para empresas; orientação sobre utilização de uso de área pública para ambulantes; julgamento de processos e entrada de protocolo da JUCERJA; certidões negativas de débitos de ISS, entre outras; processos de ISS de taxistas e artesãos.
As Salas do Empreendedor funcionam nos seguintes endereços: Sala do Empreendedor de Saquarema: Rua Barão de Saquarema, n° 243, sala 15 (Galeria Spazio); Sala do Empreendedor de Bacaxá: Avenida Saquarema, 5481, Bacaxá, próximo ao Terminal Rodoviário do Horto; e Sala do Empreendedor Rural: Rodovia Amaral Peixoto, km 52, Sampaio Corrêa (sede da Secretaria de Agricultura).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.