Inauguração da obra de reestruturação da UTI Adulto no Hospital Estadual dos LagosDivulgação
A entrega da UTI Adulto representa um avanço na capacidade de resposta do hospital frente a casos graves e na redução da demanda reprimida por leitos de terapia intensiva na Baixada Litorânea. Os leitos entregues amanhã correspondem àqueles que foram danificados pelas fortes chuvas. A estrutura renovada oferece melhores condições de assistência, com novo mobiliário, ambientação funcional e suporte tecnológico adequado. Já a nova USI Neo, será concluída dentro de um prazo estimado de 90 dias e contará com leitos canguru, voltados para bebês em condições clínicas estáveis e seus familiares, promovendo benefícios como estabilidade térmica e emocional, estímulo à amamentação e fortalecimento do vínculo mãe-bebê.
Desde que assumiu a direção, a Dra. Mayla vem acelerando projetos prioritários e conduzido uma agenda de entregas estruturantes para a unidade. A administração do hospital é realizada em parceria com o Instituto de Medicina e Apoio à Saúde (IMAPS), organização social que tem atuado de forma integrada na modernização da infraestrutura e no apoio às equipes multiprofissionais.
Humanização como diretriz contínua
O Hospital Estadual dos Lagos também avança em ações voltadas à humanização do cuidado, como a implantação do método canguru, o fortalecimento do Programa Zoo e o funcionamento do Núcleo de Apoio à Família (NAF), responsável por acolher familiares de pacientes com escuta, orientação e suporte emocional. A unidade também oferece banheiras de alívio para o trabalho de parto e práticas de incentivo ao protagonismo materno durante o nascimento.
De acordo com a Enfa. Roberta Porto, gerente de enfermagem e presidente do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), “Mais do que ampliar estruturas físicas, estamos aprimorando fluxos, práticas e relações. A UTI Adulto já chega com essa nova proposta de cuidado mais próximo e resolutivo, e a USIN, em breve, refletirá ainda mais esse compromisso com a vida desde os primeiros dias.”
Referência regional em transformação

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.