HELagos realizou uma programação especial durante todo o mês do Agosto DouradoDivulgação/HELagos
Agosto dourado: HELagos promove programação especial para reforçar a importância do aleitamento materno
Ação contou com capacitações, rodas de conversa e palestras voltadas tanto para gestantes, pais e puérperas quanto para profissionais do hospital
Saquarema - O Hospital Estadual dos Lagos Nossa Senhora de Nazareth (HELagos), em Saquarema, realizou uma série de ações para reforçar a importância do aleitamento materno durante o mês em que se celebra o Agosto Dourado, campanha que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação.
A ação, conduzida pelas equipes de Fonoaudiologia, Nutrição e Enfermagem da unidade, contou com capacitações, rodas de conversa e palestras voltadas tanto para gestantes, pais e puérperas quanto para profissionais do hospital.
Entre os conteúdos abordados estiveram os 10 passos do aleitamento materno, benefícios do aleitamento, técnicas e manejo clínico da amamentação, pega correta, duração das mamadas, composição do leite humano, alimentação complementar e a importância de se tornar um Hospital Amigo da Criança.
Na quarta-feira (20), a unidade promoveu um dia inteiro de atividades. Pela manhã, gestantes e puérperas participaram de uma roda de conversa conduzida pela enfermeira neonatologista e pediátrica Juliana Lindesay. À tarde, os colaboradores participaram da palestra “Como eu apoio a amamentação?”, ministrada por Rose Brandão, especialista em Enfermagem Materno-Infantil.
Rede de apoio à amamentação
O Agosto Dourado reforça que amamentar é um ato de amor e também uma responsabilidade coletiva. O leite materno é considerado alimento de ouro por reunir todos os nutrientes que o bebê precisa nos primeiros meses de vida e por fortalecer o vínculo entre mãe e filho.
“A amamentação vai muito além da nutrição: é afeto, proteção e vínculo. Nosso papel como hospital é garantir que mães, bebês e profissionais se sintam apoiados nesse processo, criando uma rede de cuidado que transforma vidas”, destacou Andréa de Oliveira Martins, gerente da equipe multiprofissional do HELagos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.