Centenas de pessoas participaram da caminhada pelo fim da violência contra a mulher, promovida pela Prefeitura de Seropédica.Foto/ Divulgação (Prefeitura de Seropédica)

Seropédica- Nessa quinta-feira (31), encerra-se o mês de agosto, mês em que se realiza a campanha ‘Agosto Lilás’. A campanha tem abrangência nacional e consiste em um movimento de enfrentamento à violência doméstica e familiar, sobretudo, à violência contra as mulheres. Durante todo o mês, a Prefeitura de Seropédica, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), vem realizando esforços contínuos de conscientização a respeito do tema.
O objetivo principal é a intensificação da divulgação da Lei Maria da Penha (Lei N° 11.340/06), que foi sancionada em 7 de agosto de 2006, completando 17 anos em 2023, além de divulgar o número de telefone ‘180’, que pertence à Central de Atendimento à Mulher e serve para pedidos de ajuda.

Concentrando-se às 08h na Praça João Azeredo, bairro Fazenda Caxias, a caminhada liderada pela Vice-prefeita e Secretária de Assistência Social, Vandrea Furquim, reuniu mulheres e homens engajados com a causa de enfrentamento à violência contra as mulheres, encerrando-se na Praça Nildo Romano, no centro da cidade. O evento contou com a participação da Vereadora, Rose Alves, e da Vice-prefeita de Queimados, Maise Justo.

A Vice-prefeita, Vandrea Furquim, destacou a importância do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM), que realiza acompanhamento psicossocial e orientação jurídica a mulheres vítimas de violência e/ou em situações de vulnerabilidade. O NIAM oferece acompanhamento profissional com Assistentes Sociais, Psicólogas e Advogadas. Dentre os tipos de violência contra a mulher, estão: violência física, violência virtual, violência patrimonial, violência sexual, violência psicológica e violência moral.
- Encerramos hoje o Agosto Lilás e digo a todas as mulheres de Seropédica: vocês não estão sozinhas. Vamos continuar juntas e vencer a violência contra a mulher. Busquem ajuda da Prefeitura, procurem a Secretaria de Assistência Social- declarou a Secretária de Assistência – Vandrea Furquim.