Programação terá música e brincadeiras, especialmente para crianças e estudantes da rede pública Foto Divulgação
Festival literário em Madalena terá três dias de atrações na Praça Frouthé
‘Energia para Ler’ é o nome do projeto, que abre a semana no município com atrações voltadas principalmente para estudantes
Santa Maria Madalena – O Festival Literário Energia para Ler marca o início da semana em Santa Maria Madalena (RJ), na Praça Frouthé. O movimento de educação e cultura é uma realização da Motivos Produções, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e da Enel.
A produção estará em Madalena de terça-feira (7) a quinta (9), com programação gratuita de oito horas diárias envolvendo teatro, música, dança, espetáculos infantis, saraus e outras atividades. “A ‘cidade das estrelas’, como é conhecida Santa Maria Madalena, vai receber o Energia para Ler. É uma alegria levar cultura ao interior”, comenta a produtora Cristina Bastos.
“E estamos animados para compartilhar toda a bagagem acumulada nesses quatro anos em que o festival percorre o estado, valorizando artistas locais e apresentando nomes nacionais”, realça a produtora adiantando que a ex-ginasta Daniele Hypólito é uma das atrações do evento em Madalena.
A abertura terá música e brincadeiras, especialmente para estudantes da rede pública, o foco principal do projeto; além de café literário e happy hour com o grupo Samba Pop. No dia seguinte (quarta-feira) as atrações serão voltadas principalmente para as crianças, com contação de histórias baseadas em clássicos como Pinóquio, A Bela e a Fera e Stitch.
Estão ainda programadas apresentações do Coral Escola de Marcenaria Otto Schuwey e do Maria Eugenia Ballet. No último dia, além de toda a programação cultural, o destaque será Daniele Hypólito, que conversará com os jovens sobre esporte, disciplina e superação, incentivando-os a acreditar em seus sonhos.
FORTALECIMENTO - A Nave Enel está envolvida nas ações. Trata-se de um ônibus itinerante e interativo que promove a educação ambiental e o consumo consciente de energia, especialmente voltado para crianças e adolescentes. Consta de recursos audiovisuais, jogos e experiências em realidade virtual, despertando o interesse do público jovem para a sustentabilidade e boas práticas no dia a dia.
Hélio Muniz, diretor de Comunicação da Enel no Brasil, destaca que o Festival Energia para Ler demonstra a relevância da cultura e da formação de leitores para a Enel: “Para a companhia, participar dessa iniciativa é fortalecer laços com a comunidade e incentivar o acesso democrático à leitura e às artes, especialmente para crianças e jovens”.
Muniz assinala que serão distribuídos gratuitamente kits literários para alunos e professores: “O público também terá acesso a uma biblioteca interativa com mais de cinco mil títulos a preço de custo, além de espaços instagramáveis, exposições literárias e oficinas que acontecem ao longo de todo o evento”. A programação está disponível em: www.energiaparaler.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.