Ciep Brizolão 273 Graciano Cariello Filho recebeu produtos da agricultura familiar, para a merenda, no dia 18 Foto Divulgação
Santa Maria Madalena – Focado na correta aplicação dos recursos, qualidade dos alimentos e transparência na merenda escolar, o governo de Santa Maria Madalena (RJ) segue critérios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e articula a composição do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) para o quadriênio 2025–2029. As inscrições podem ser feitas através do e-mail (educacao@pmsmm.rj.gov.br), até esta sexta-feira (28).
É aberto a representantes do Poder Executivo; trabalhadores da educação e discentes; pais e responsáveis de alunos da rede municipal; e entidades civis organizadas. Cada interessado poderá se inscrever para apenas uma representação, indicando a vaga pretendida. De acordo com a secretaria, as escolhas ocorrerão em assembleias presenciais registradas em ata.
As assembleias presenciais estão marcadas para primeiro de dezembro; no dia seguinte haverá votação; com divulgação do resultado dia quatro. Nomeação, posse, eleição de presidente e vice e envio do processo ao PNAE. O CAE acompanha e fiscaliza a execução do programa.
Seguindo critérios técnicos e diretrizes do PNAE, a secretaria, juntamente com representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), acompanhou, dia 18 de novembro, no Ciep Brizolão 273 Graciano Cariello Filho, entregas feitas por produtores vinculados ao núcleo de agricultura familiar da Secretaria de Agricultura.
Estavam presentes os agricultores selecionados para fornecer alimentos à rede municipal, após inscrição e aprovação no edital de chamamento público. “O PNAE determina a destinação de parte dos recursos da merenda à produção da agricultura familiar, visando fortalecer a economia local”, explica a Secretaria de Educação.
Outros objetivos apontados são incentivar a geração de renda no campo e ampliar a oferta de alimentos nutritivos e de qualidade aos estudantes da rede municipal. “A parceria entre os órgãos e as cooperativas organiza o processo de compra e a entrega direta dos alimentos às unidades escolares, garantindo produtos cultivados no município e com origem certificada pela agricultura familiar”, ratifica.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.