Anna Luiza (2ª da esq. para a dir.), de SumidouroFoto: Divulgação/Alerj
Sumidouro - Encerrada na última sexta-feira (27), a 16º edição do Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) teve três projetos aprovados que podem ser encapados pelos deputados estaduais da Casa e se tornarem leis do Estado do Rio. A criação do aplicativo Mundo TEA, que tem a jovem Anna Luiza Perez, de Sumidouro, como coautora, foi a segunda proposta mais votada.
O aplicativo funcionaria como uma agenda virtual e espaço de comunicação para pais e responsáveis de pessoas com autismo, promovendo o fortalecimento da rede de apoio familiar.
“Junto com as minhas colegas parlamentares, nós nos empenhamos no projeto para criar uma plataforma para os cuidadores e responsáveis por pessoas com TEA conseguirem se organizar melhor”, relatou Mariana Montechiari, da cidade de Macuco, que também é autora do projeto ao lado de Maria Isabel Machado (Bom Jardim) e Virginia de Paula Rezende (São Sebastião do Alto).
Cerimônia de Graduação
Após a votação dos projetos de lei, os parlamentares juvenis foram graduados no programa e receberam diplomas de participação. A cerimônia ganhou um tom ainda mais solene com os estudantes trajando becas para a tradicional foto de formatura.
O coordenador do projeto, deputado Danniel Librelon (REP), anunciou novidades para a próxima edição. “Sei que todos amam seus crachás do PJ, mas, a partir de hoje, vamos aderir a uma nova identificação. Vocês agora serão reconhecidos pelos seus pins de deputados estaduais juvenis, assim como os parlamentares da Alerj”, contou. Em seguida, todos os estudantes receberam seus broches oficiais do projeto, que garantem uma formalidade ainda maior aos jovens.
Librelon complementou reforçando a importância de ser um jovem parlamentar: “Vocês tiveram experiências únicas, que vão levar para a vida, e espero que sejam propagadores desse projeto nas cidades em que moram. Os projetos que foram apresentados hoje podem se tornar leis e impactar a vida das pessoas. Que seja apenas o começo de uma consciência e transformação na vida de cada um”.
Presidente do PJ destaca legado
A presidente desta edição, Júlia Conceição, do município de Rio Bonito, ressaltou em seu discurso a importância de pensar também no legado que deixarão para os futuros PJs. “Essa presidência não foi só minha, mas de todos os que já vieram e dos que ainda virão para o PJ. Deixo essa semana parlamentar com a certeza de que plantei sementes em meninas e meninos negros que irão florescer. O futuro e esse lugar são nossos por direito”, disse.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.