Caravana leva empreendedoras de Teresópolis para evento no Palácio da Guanabara, no Rio de Janeiro. Inscrições já estão abertasDivulgação
Teresópolis esteve representada no evento pelo secretário de Meio Ambiente, Flávio Castro, e pela equipe do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. Ao longo do evento, foram debatidos o atual panorama das UCs municipais no estado do Rio e também como aproximar essas áreas dos pesquisadores e universidades.
O Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis teve seu destaque ao longo do evento, principalmente por apresentar uma boa estrutura e nos últimos meses estar buscando ainda mais a parcerias com as universidades e centros acadêmicos. Atualmente, o parque trabalha buscando, por meio de palestras e reuniões, trazer os pesquisadores para conhecer suas florestas e estruturas de recepção ao pesquisador.
Em uma mesa redonda composta por representantes de outros municípios, ICMBio e INEA, o secretário municipal destacou os principais alojamentos do Parque, áreas de pesquisa e os trabalhos desenvolvidos pela gestão e parceiros, como o projeto de conservação do Sagui-da-Serra-Escuro e o programa de observação de aves. Ficou claro ao longo do evento que o PNMMT está muito bem estruturado e preparado para receber este público e que as informações geradas na academia são fundamentais para uma gestão adequada da UC.
Criado em 6 de julho de 2009, com uma área de 4.397 hectares, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis abrange parcialmente alguns bairros e localidades, tais como: Campo Grande, Caleme, Posse, Salaco e Granja Florestal – na cidade, Santa Rita e Ponte Nova – no interior, e faz limite com Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.