Abertas as inscrições para Residência em Tecnologia da Informação do SerratecDivulgação
Segunda-feira, dia 5 de junho, é o último dia de inscrições da Residência em TIC/Software do Serratec (Parque Tecnológico Região Serrana) 2023 (http://serratec.org/residencia). Trata-se de um programa de imersão tecnológica, em parceria com a Firjan/SENAI, Sinditec, universidades, organizações governamentais e empresas de TI da região, que alia conhecimento teórico com a prática.
O objetivo é preparar profissionais no desenvolvimento de software e aumentar a oferta de profissionais qualificados na área de tecnologia, atraindo novas empresas para a Região Serrana. As aulas começam em agosto. São quatro anos de Programa, 735 pessoas já qualificadas, até dezembro de 2022.
A preferência será para pessoas que moram em Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Areal. Não precisa ter conhecimento prévio em tecnologia e é necessário ter concluído o Ensino Médio e ter idade mínima de 18 anos até dezembro de 2023. Mulheres, pessoas com deficiência, pessoas negras e quem estudou em escola pública são os públicos prioritários. As aulas online e ao vivo começam em agosto e vão até dezembro, num total de 770 horas de imersão no universo da tecnologia.
O programa de imersão tecnológica é direcionado para preparar profissionais no desenvolvimento de software e aumentar a oferta de trabalhadores qualificados na área de tecnologia. Assim, em parceria com a Firjan SENAI, Sinditec, universidades, organizações governamentais e empresas de TI da região, o curso alia conhecimento teórico e prático, para o aprendizado de linguagens de programação e desenvolvimento full stack (web e mobile). O residente também participa de experiências reais de projetos das empresas parceiras/investidoras, com tutores, mentores e problemas reais a serem resolvidos.
Além do conhecimento nas tecnologias abordadas, os residentes terão oportunidade de aprofundar e desenvolver soft skills, que são habilidades comportamentais e competências interpessoais fundamentais para o desenvolvimento profissional.
O Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana é uma instituição privada, sem fins lucrativos e de interesse público. Principal indutor de negócios em TI do interior do estado do Rio de Janeiro, o Serratec é um parque em desenvolvimento e também o maior Parque Tecnológico do interior fluminense, abrangendo as cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Areal. Constituído em junho de 2019, reflete o amadurecimento de um processo que começou há mais de 30 anos, incluindo o nascedouro da Petrópolis-Tecnópolis.
Atualmente, o setor de tecnologia da região reúne mais de 400 empresas, fatura mais de 1,1 bilhões de reais e gera cerca de cinco mil postos de trabalho, desenvolvendo projetos estratégicos em tecnologia no Brasil e no exterior.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.