Banda mineira toca na Praça Olímpica no dia 30 de julho, às 20hReprodução Rede Sociais Jota Quest
Dia 15 de julho começa em Teresópolis o 21º Festival Sesc de Inverno, considerado o maior evento cultural multilinguagem do país. Até 30 de julho a população terá acesso a uma vasta programação gratuita ou a preços populares com muita música, teatro, dança, entre outras expressões artísticas. O evento também ocorrerá em outras 16 localidades do estado do Rio de Janeiro e tem o apoio das prefeituras e dos sindicatos varejistas locais.
A Praça Olímpica, nO Centro da cidade, receberá shows de Geraldo Azevedo (21/07), ADL convida Marechal e MV Bill (22/07), Vanessa da Mata (23/07), Xande de Pilares (28/07), Marcelo Falcão (29/07) e Jota Quest (30/07), sempre a partir das 20h. E ainda abrigará apresentações circenses da trupe “Choque Rosa” (21/07) e “Nosso Grande Espetáculo” (29/07), ambos às 15h, e de dança com o grupo “Couraça” (21/07, às 14h). Pertinho dali, a Calçada da Fama receberá, às 10h, a intervenção de artes cênicas “Brincantes – Efeito Colateral” (21/07) e a “Fanfarra Clownesca” (28/07).
A Praça Santa Teresa, também no Centro, abrigará a instalação de artes visuais Okará-Xirê, no período de 14 a 30/07, das 09h às 21h. A exposição destacará artistas negras e indígenas ao abordar temas como territorialidade, ancestralidade e perspectivas futuras. As obras selecionadas revelam alianças e diálogos entre as artistas e suas heranças culturais, demonstrando sabedorias em constante movimento circular. As práticas artísticas nesse contexto podem ser vistas como rituais, que unem passado, presente e futuro, ecoando vozes ancestrais e vislumbrando perspectivas futuras.
A unidade Sesc de Teresópolis também contará com atrações – o palco do teatro receberá, às 19h30, as peças “Eu Amarelo”, com Cida Moreno (14/07); “A Lista”, com Lilia Cabral (22/07); e “Eu de Você”, com Denise Fraga (29/07), além do espetáculo “Karaíba” (27/07) e do show poético de Zélia Duncan (26/07). O local ainda abrigará outras atividades artísticas, como oficina de audiovisual com Paulinho Sacramento (19/07, das 14h às 17h, na Sala Polivalente); Encontro de Contadores de História (29/07, das 13h às 17h, no Espaço Multicultural); e instalação audiovisual “Nós somos pássaros que andam”, de Glicéria Tupinambá (até 30/07, das 09h às 21h, na Sala de Vídeo).
“Nós, do Sincomércio Teresópolis, estamos muito felizes e agradecidos com a programação do 21º Festival Sesc de Inverno. Sem dúvida nenhuma, esse grande evento movimenta toda a cadeia hoteleira, restaurantes e, sobretudo, o pequeno comércio, além de impactar diretamente no fluxo de turistas em nossa cidade, trazendo muito entretenimento, lazer e cultura. Parabéns, Sesc! E que tenhamos o melhor festival de todos os tempos aqui em nossa cidade!”, ressalta Igor Edelstein, presidente do Sincomércio Teresópolis.
Em 2023, o tema do festival é “Entrelaçar”, conceito inspirado no movimento original da natureza. Visualmente, ele foi traduzido nas linhas encontradas na natureza e na atividade humana, como o DNA, as raízes das árvores e os circuitos eletrônicos, representando passado, presente e futuro.
Na programação, o conceito celebra a mistura entre linguagens artísticas, a interação entre artistas e público e a reunião de nomes consolidados da cena artística nacional e as revelações. Origem, futuro e território são as tônicas desta edição, e a curadoria do Festival busca valorizar experiências e práticas culturais atentas às travessias que nos constituem; ao mesmo passo, conectá-las às coexistências do presente.
Em breve, serão disponibilizados os ingressos do 21º Festival Sesc de Inverno para venda e retirada, além da divulgação de outras novidades sobre a programação no site www.festivalsescdeinverno.com.br.
Serviço:
21º Festival Sesc de Inverno – Teresópolis
De 15 a 30 de julho de 2023
Unidade Sesc Teresópolis: Avenida Delfim Moreira, 749, Várzea, Teresópolis/ RJ.
21º Festival Sesc de Inverno – Teresópolis
De 15 a 30 de julho de 2023
Unidade Sesc Teresópolis: Avenida Delfim Moreira, 749, Várzea, Teresópolis/ RJ.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.