Henrique Silva, presidente da Associação de Guias de Turismo de Teresópolis, representou a instituição na cerimônia de homenagensDivulgação

Na tarde desta segunda-feira (12), o Palácio Tiradentes foi palco de uma cerimônia de reconhecimento e valorização dos profissionais que movimentam uma das principais vocações econômicas do Estado do Rio de Janeiro: o turismo. O deputado estadual Yuri Moura (Psol) entregou uma Carta Congratulatória em Homenagem ao Dia Nacional do Guia de Turismo a guias de turismo e associações, destacando o protagonismo da categoria na construção de um setor mais qualificado, representativo e sustentável. Representou a Associação de Guias de Turismo de Teresópolis seu Presidente, guia de turismo e montanhista, Henrique Silva.

Durante o evento, que reuniu representantes de associações, coletivos e lideranças da área, o parlamentar reiterou seu compromisso com a regulamentação da Lei Estadual nº 4.315, de 2004, que torna obrigatória a presença de guias de turismo locais ou regionais em excursões realizadas no território fluminense. Segundo ele, a efetiva implementação da norma é um passo fundamental para coibir o turismo clandestino, proteger visitantes e assegurar o fortalecimento de um segmento que emprega milhares de profissionais.

“É preciso garantir que a legislação seja cumprida, pois ela protege não apenas os trabalhadores, mas também a imagem do Estado como destino turístico. O Rio de Janeiro tem quase 12 mil guias cadastrados no Ministério do Turismo. São profissionais capacitados, que atuam diretamente na valorização cultural, na preservação histórica e no desenvolvimento das nossas comunidades”, afirmou o deputado.

Henrique Silva, de Teresópolis, destacou a relevância do associativismo para os guias e comentou sobre a homenagem: "Tendo em vista o número de guias de turismo credenciados pelo Ministério do Turismo que moram em Teresópolis e que maioria não atua no trade, uma associação é de extrema importância, pois uma entidade que representa uma classe consegue ter uma voz bem mais ativa, atuando perante o setor. Fui escolhido, mas tenho todo o apoio de grande parte dos colegas guias. Vamos reivindicar por melhorias em nossos aparelhos, fazer parcerias com hotéis, pousadas e restaurantes, promovendo e colocando o nosso Município em seu verdadeiro lugar de destaque e é com imenso orgulho que os represento", disse.

"Essa homenagem simboliza nosso respeito e reconhecimento por quem vive e faz o turismo acontecer, de forma ética, profissional e comprometida com o bem comum”, concluiu o deputado.

A Lei nº 4.315, de 6 de maio de 2004, determina que apenas guias cadastrados possam acompanhar excursões no Estado do Rio de Janeiro, conferindo maior segurança e qualidade aos serviços prestados. Embora promulgada há duas décadas, a norma ainda carece de regulamentação para garantir sua plena aplicação.
A Associação dos Guias de Turismo de Teresópolis (AGTT) foi criada em fevereiro de 2025 e representa os guias de turismo da cidade. A AGTT tem como objetivo defender os interesses da categoria, promover a qualificação profissional e colaborar com a Secretaria de Turismo de Teresópolis para impulsionar o turismo local. A diretoria é formada peplo Presidente, Henrique Silva; a Vice-Presidente, Selma Marques Vicente Vianna; a Secretária, Maria Lúcia Lemgruber Porto; a Tesoureira, Monique Zajdenwerg; e o Diretor de Planejamento, Luiz Gustavo Rodrigues (Gutto).
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.