Empresas com empregados devem homologar termo de adesão à convenção coletivaDivulgação

As lojas de Teresópolis têm permissão para funcionar na próxima quinta-feira (19), feriado de Corpus Christi, mediante assinatura de termo de adesão à convenção coletiva da categoria. A autorização resulta de acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio.
O presidente do Sincomércio, Igor Edelstein, destaca que a abertura do comércio em feriados é uma medida que acompanha os interesses dos consumidores e favorece o desempenho do varejo, movimentando a economia local. Segundo ele, datas como o Corpus Christi ainda têm o potencial de atrair visitantes que desejam aproveitar o feriado prolongado na cidade.
“A autorização para que as lojas funcionem nessas datas beneficia os empresários, os clientes e a própria economia do município. Vale lembrar que a convenção coletiva não impõe obrigações — a decisão final cabe a cada comerciante”, reforça.
Igor também pontua que o termo de adesão previsto na convenção tem como propósito organizar os horários de funcionamento diferenciados e garantir os direitos dos trabalhadores do setor: "A formalização deste termo é simples e rápida, mas essencial para que os lojistas reafirmem o compromisso com as regras que asseguram as condições de trabalho dos comerciários. O processo deve ser feito junto aos dois sindicatos: o patronal e o dos trabalhadores. Lembrando que empresas sem funcionários, onde o próprio empresário trabalha na loja, não precisam fazer a adesão e nem têm essas obrigações extras”, complementa Igor, destacando que no último feriado já foi observado movimento maior no comércio do centro.
Campanha vem estimulando empresários a abrir nos feriados
Um grupo de empresários do comércio do Centro vêm se mobilizando para conscientizar outros donos de lojas da região a abrir seus estabelecimentos nos feriados. A motivação é trazer fluxo maior de clientes para o comércio, movimentando a economia da cidade fora do eixo turístico do Alto. Entre os benefícios apontados para esta abertura estão o tempo de qualidade que se pode oferecer ao cliente e o fortalecimento do vínculo com ele. A campanha também vem reforçando que é mais oportunidade de negócios, mais emprego e mais renda.
“A ideia é que a gente consiga movimentar a economia local, especialmente neste feriado prolongado, Teresópolis vai estar cheia. Queremos atrair não só o turista para o centro da cidade, mas também dar ao nossos clientes uma oportunidade de vender pra eles com um atendimento qualificado. Você que é empresário e que quer abrir a sua loja, vá ao Sincomércio, busque informações, saiba quais são os direitos do seu funcionário e quais são os deveres que você, empresário, tem. Vamos juntos fortalecer o comércio do centro e a economia de Teresópolis”, incentiva Lucas Guimarães, empresário e consultor.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.