"Teresópolis está de portas abertas para quem quer investir e viver bem", afirmou Igor EdelsteinDivulgação

O episódio do videocast O Rio Pod+ com o presidente do Sincomércio Teresópolis e diretor da Fecomércio RJ, Igor Edelstein, revela um momento decisivo para o município da Região Serrana. Em conversa com a jornalista Mariana Procópio, ele detalha como Teresópolis vive uma verdadeira revolução econômica, impulsionada por investimentos robustos em enoturismo, hotelaria e na cadeia produtiva do lúpulo — que rendeu à cidade o título de Capital Nacional do Lúpulo.
Segundo Igor Edelstein, a instalação da vinícola Maturana, prevista para inauguração em outubro, marca um divisor de águas no turismo local, com impacto direto no comércio e na geração de empregos. Além dela, cinco novos empreendimentos hoteleiros estão em construção, incluindo redes como Ibis e hotéis-boutique voltados para experiências sensoriais. A agricultura familiar, a produção de hortaliças e a segurança pública — com Teresópolis entre as cidades mais seguras do estado — complementam os atrativos da região.
O presidente do Sincomércio Teresópolis também destacou a importância do associativismo e do fortalecimento do sindicato patronal, que oferece benefícios como auxílio-natalidade e funeral para comerciários. Na sua avaliação, a união dos empresários foi essencial para superar momentos de instabilidade política e tragédias naturais, como a de 2011, construindo um novo ambiente de cooperação e desenvolvimento.
“Teresópolis está de portas abertas para quem quer investir e viver bem”, afirmou.
O papel do Sistema S também foi valorizado, especialmente nas áreas de qualificação e cultura. Eventos como o Festival de Inverno, promovido pelo Sesc RJ, já reúnem milhares de pessoas e consolidam o município como destino estratégico para o turismo de experiência no estado.
Assista ao episódio completo em https://www.youtube.com/watch?v=qHxwzMZDxy8
Sobre a Fecomércio RJ
Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 392 mil estabelecimentos, que respondem em torno de 60% da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,8 milhão de empregos formais, que equivalem a 61% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.
A Fecomércio RJ e o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) são signatários do Pacto Global da ONU. Ao terem suas adesões oficializadas pelo organismo internacional, as duas Casas se comprometem com os dez princípios universais derivados da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, se alinhando aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que integram a Agenda 2030.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.