Prefeito Joa vinha cobrando melhores condições para os catadores de recicláveis da cidadeDivulgação

Três Rios - Na última quarta-feira (20), os representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Três Rios estiveram no Palácio Guanabara para assinar a adesão ao programa Diogo Sant’ana Pró-Catador, de promoção da defesa dos direitos dos profissionais da reciclagem.
“O prefeito Joa vinha nos cobrando melhores condições para os catadores de recicláveis da nossa cidade. Nós já temos a cooperativa, que é totalmente formada por pessoas de baixa renda, a maioria vindas do antigo lixão. Nossa gestão mudou para melhor a vida dessas pessoas e, com esse programa, iremos melhorar ainda mais”, disse o secretário de Meio Ambiente, Thiago Vila Verde.
O programa Pró-Catador é voltado para a valorização e garantia de direitos da categoria. A prioridade é promover a contratação dos catadores e catadoras para que sejam devidamente remunerados pelos serviços prestados à sociedade e ao município.
“Nossa cidade não poderia ficar de fora nesse momento. Nossa equipe técnica vem se empenhando para atender a política nacional de resíduos sólidos, estamos em 2° no ranking estadual na gestão de resíduos e recentemente conseguimos o licenciamento para o encerramento definitivo no antigo lixão. Todo esse trabalho não seria possível sem o apoio dos catadores de materiais recicláveis”, afirmou o especialista em resíduos sólidos, Tiago Cardoso.
Para o atual governo, proporcionar melhores condições de trabalho para os catadores de material reciclável é uma obrigação moral. Sendo Três Rios uma cidade referência para os municípios do entorno, é importante continuar construindo e participando de políticas públicas que valorizem todos os meios de trabalho e protejam o meio ambiente.